Após reabertura do comércio, prefeitura alerta sobre aumento dos casos positivos de coronavírus


A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado incessantemente para enfrentar a Covid-19 em várias frentes. No entanto, os casos positivos no município seguem aumentando, tendo ultrapassado as mil pessoas já contaminadas pelo novo coronavírus. Na última sexta-feira, 29, foram apresentados dados do município, que mostram a necessidade da população fazer a sua parte.

Os dados apontam que os casos do novo coronavírus chegaram a 1.032 positivos. Destes, 20 resultaram em óbitos. Outro dado preocupante é o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas. Atualmente 98% dos leitos estão sendo utilizados, o que significa apenas dois leitos disponíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de as pessoas saírem de casa somente em caso de extrema necessidade, além de adotarem todas as medidas de prevenção, tais como a utilização de máscaras e higienização constante das mãos.

Atuação em todas as frentes

Desde fevereiro, o município criou o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, composto por algumas das principais autoridades de saúde do município. É com base na deliberação desses especialistas que as políticas públicas estão sendo traçadas no combate à proliferação do vírus.

Com um investimento que já ultrapassou os R$ 40 milhões no combate à pandemia, o município tem atuado em diversas frentes, como a aquisição de novos equipamentos e medicamentos. A Prefeitura também assumiu o funcionamento do antigo Hospital Santa Catarina, criando novos leitos de enfermaria e UTI. Nos próximos dias, mediante vários esforços, o município vai conseguir ampliar mais seis o número de leitos de UTI na rede municipal.

Além disso, foi contratado um laboratório para a realização de testes diários. Somado a isso, foram adquiridos mais 20 mil testes rápidos, que estão sendo utilizados em pessoas suspeitas ou quem já teve contato com casos positivos. Com isso, o município está com o índice de 800 testes para cada 100 mil habitantes, um índice muito superior às médias nacionais e estaduais.

Outras iniciativas incluem a sanitização diária de vias e pontos de aglomeração da cidade, além da criação de uma força-tarefa para a fiscalização diária do comércio. Para verificar todas as ações de combate à pandemia na cidade, acesse aqui.

Prefeitura de Uberlândia