Biblioteca municipal de Ituiutaba têm vagas para alunos interessados em aprender xadrez


A Secretaria de Educação, da Prefeitura de Ituiutaba está com vagas abertas na Biblioteca Municipal Senador Camilo Chaves, na Avenida Dezessete com Rua Vinte e Dois, para estudantes da rede pública e particular, acima de quatro anos de idade, e demais pessoas interessadas em aprender Xadrez.

As aulas são ministradas pelo Professor Roberto de Castro, acontece em dois turnos, manhã e tarde, sempre de segunda-feira a quinta-feira. O horário na parte da manhã é entre 09hs as 11hs, e a tarde entre 14h30m ás 17h30m.

Segundo a Coordenadora da biblioteca, Stênia Mendonça Ribeiro, atualmente, cerca de 120 alunos frequentam mensalmente as aulas de xadrez. “Recebemos interessados da rede pública estadual, municipal, universitários, e pessoas que não estão estudando, mas querem aprender o xadrez. A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.”, explica Stênia.

O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética. Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões.

O ensino do jogo de xadrez é iniciativa pioneira do Prefeito Fued Dib, implementada na gestão entre 2005-2008. Desde então tornou-se referência na região, tendo recebido diversas homenagens a nível regional e estadual. Para este ano, havendo aumento no número de interessados, a direção da biblioteca pretende aumentar o número de vagas ofertadas e atender os participantes. Contatos e dúvidas sobre essa modalidade, podem ser dirimidas pelo telefone (34) 3271-8208/8209.

Prefeitura de Ituiutaba