Bolsonaro decide sair do PSL e fundar novo partido


O presidente Jair Bolsonaro anunciou sua saída do PSL nesta terça-feira (12), e declarou que irá fundar um novo partido chamado Aliança pelo Brasil. O anúncio ocorreu na reunião convocada pelo presidente com deputados da legenda, no Palácio do Planalto.

Mais de 20, dos cerca de 50, deputados filiados ao PSL decidiram acompanhar Bolsonaro, mas não agora. O senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, também de desfiliou do PSL e seguirá o pai no novo partido.

O PSL, Partido Social Liberal, foi fundado por Luciano Bivar em 1994, e Jair Bolsonaro se filiou em 2018 para poder disputar as eleições presidenciais. Atualmente, o partido é a segunda maior bancada da Câmara, sendo o PT a primeira.

A crise dentro do partido veio à tona após Bolsonaro ter criticado o presidente do partido na porta do Palácio do Planalto. Bolsonaro chegou a dizer para um pré-candidato a vereador do Recife que Bivar estava “queimado“, e que era para “esquecer” o partido.

A partir da declaração do presidente, farpas passaram a ser trocadas entre os membros do partido e dois grupos se formaram, um que apoiava Bolsonaro e queria seu filho, Eduardo Bolsonaro, como líder da bancada na câmara, e o outro ligado a Luciano Bivar.

O deputado Daniel Silveira disse que a meta é conseguir as 500 mil assinaturas, exigidas pela Justiça Eleitoral, para criar o partido Aliança Pelo Brasil até março de 2020, para que dessa forma os filiados já possam concorrer nas próximas eleições municipais.

O Delegado Waldir, do grupo contrário ao de Bolsonaro, reagiu: “Vai com Deus, né? Eu acho que é um excelente momento, havia uma turbulência. O PSL dividiu entre uma direita moderada, da qual eu faço parte, e uma direita radical, então era necessário o presidente tomar uma decisão“.

O SBT Brasil apurou que, mesmo que o Tribunal Superior Eleitoral não autorize a coleta de assinaturas pela internet, como deseja Bolsonaro, a base de apoio do presidente não terá dificuldade de conseguir a adesão necessária para criar o partido.

Aliados acreditam que o presidente consegue mais de um milhão de assinaturas só ao fazer eventos em grandes capitais e convocar apoiadores.

Jair Bolsonaro já passou por oito partidos durante seus 20 anos de carreira.

SBT