Caixa vai lançar nova modalidade de financiamento da casa própria com redução de juros


A Caixa Econômica Federal vai anunciar na próxima terça-feira (20), as novas modalidades de financiamento para casa própria, com a correção de juros feitas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação.

A medida também vai valer para quem usar recursos do FGTS e da Poupança, incluídas no Sistema Financeiro da Habitação (SFH). A expectativa é de uma redução na taxa anual de juros, que, hoje, está em torno de 9%.

Hoje, quem financia por meio desse sistema, que é limitado a imóveis no valor de R$ 1,5 milhão de reais, paga uma taxa de juros fixa, que varia entre 8,5 e 9,5% ao ano, definida pelo Banco Central, que divulgou na noite de ontem (16), uma nota autorizando a correção do financiamento do SFH pelo índice da inflação.

A ampliação dos tipos de financiamento disponíveis e a maior concorrência no mercado traz segurança para o Banco Central e reduz os juros, segundo especialistas em direito imobiliário

As mudanças anunciadas irão valer apenas para novos contratos da Caixa, que é responsável por quase 70% do crédito imobiliário do país. A expectativa com a possível redução de juros, é que os demais bancos também revisem as condições de financiamento.