Câmara homenageará Médicos Veterinários de Uberlândia; veja lista


O profissional da área de medicina veterinária atua nas mais diversas áreas em prol da saúde animal, curando e prevenindo doenças. O trabalho de inspeção de produtos de origem animal e a atuação em centros de pesquisa e cuidados com os animais silvestres ajudam a sociedade e contribuem para o bem estar do ecossistema. Buscando reconhecer o trabalho desses profissionais, a Câmara Municipal de Uberlândia realizará, na próxima segunda-feira, dia 09, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Médico Veterinário no Brasil. A data remete justamente ao dia em que o ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, regularizou a profissão no ano de 1933.

Cada vereador indicou o nome de um profissional da área para ser homenageado e dentre os escolhidos está a professora, Mestre e Doutora Jussara de Sousa Carneiro, formanda da primeira turma da Escola de Medicina Veterinária da UFU.

A profissão

A profissão do médico veterinário é muito antiga, registros de sua existência datam desde 4000 a.C. No Brasil, as duas primeiras instituições de ensino da Medicina Veterinária foram criadas no início do século XX, no ano de 1910. A Escola de Medicina Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária foram inauguradas na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente o país comporta um dos maiores números de médicos veterinários devido ao “boom” das últimas décadas com o aumento da quantidade de animais de estimação. Além disso, o surgimento de novas faculdades e as facilidades de ingresso nas universidades colaboram para o progresso da atividade.

Faculdade de Medicina Veterinária da UFU

A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia presta serviços à região desde 1971, quando foi criada. Em 1972 foi realizado o primeiro vestibular do instituto. Em janeiro de 1973, a Faculdade de Medicina Veterinária, até então sediada na cidade de Tupaciguara, foi incorporada à Universidade de Uberlândia. No ano de 1974, o Conselho Universitário aprovou a transferência definitiva para Uberlândia.

O Conselho Federal de Educação, em 1977, reconheceu o Curso de Medicina Veterinária, que foi federalizado em 1978,  com a criação da Universidade Federal de  Uberlândia. Em abril de 1999, o MEC aprovou o novo estatuto da Universidade Federal de Uberlândia, que estabeleceu a criação de unidades acadêmicas, e a partir daí foi instituída a Faculdade de Medicina Veterinária – FAMEV.

Confira a lista dos Homenageados

Anna Bárbara Ribeiro Cardoso – ver. Ronaldo Alves

Camila Costa Carvalho – ver. Silésio Miranda

Danylla Oliveira Perissotto de Morais – ver. Felipe Felps

Diego Fernando de Ávila – ver. Juliano Modesto

Diego Petrocino Caetano – ver. Adriano Zago

Divagno E. Santos Barcelos – ver. Helvico José de Queiroz Jr. (Vico)

Duvaldo Eurides – ver. Pr. Átila Carvalho

Felippe Melo Diniz – ver. Michele Bretas

Gabriel Labeca Ferreira Nogueira Borges – ver. Isac Cruz

Gustavo Ferreira Mota – ver. Pâmela Volp

Iara Aparecida de Morais – ver. Ricardo Santos

Jussara de Souza Carneiro – ver. Hélio Ferraz Baiano

Leandro Messias Mattos – ver. Ceará

Letícia Bueno da Silva – ver. Ismar Prado

Luana Fonseca Mendes Côrtes – ver. Thiago Fernandes

Luciano Francisco de Maria – ver. Paulo César (PC)

Luiz Eduardo de Melo Ananias – ver. Alexandre Nogueira

Márcia Valéria Rizzo Scognamillo – ver. Drª Jussara

Mariana Borges de Souza – ver. Antônio Carrijo

Mateus Manoel dos Santos Filho – ver. Vilmar Resende

Natanny Silva Martins – ver. Drª Flávia Carvalho

Sérvulo Fernandes Veloso Neto – ver. Wender Marques

William Ferreira da Silva – ver. Wilson Pinheiro

 

SERVIÇO

O quê: Homenagem ao Dia do Médico Veterinário

Quando: Dia 09 de setembro, segunda-feira

Onde: Plenário Homero Santos – Câmara Municipal de Uberlândia

Horário: Às 19h

Câmara de Uberlândia