Câmara promove sessão solene para homenagear Paratletas que estiveram no Parapan de Lima


Neste domingo, 22, comemorou-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, e a Câmara Municipal de Uberlândia celebrará a data nesta segunda-feira, 23, realizando uma sessão solene às 19h, com a outorga da “Comenda Vital Severino Neto” a pessoas e instituições que, pelos seus trabalhos, estudos, contribuição, desempenho e por sua dedicação no âmbito do Paradesporto em Uberlândia e também fará a entregará Moções de Aplauso homenageando Paratletas da cidade que estiveram no Parapan de Lima no Peru.

Também no dia 22, comemorou-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), que completou 30 anos de existência. A entidade é a autoridade máxima do paradesporto e detém o direito de organizar os Jogos Paralímpicos.

Vital Severino Neto estará presente na sessão

A “Comenda Vital Severino Neto” foi instituída pela Câmara Municipal de Uberlândia em 2017, através projeto do vereador Marcio Nobre (PDS). Nascido na cidade de Campina Verde (Triângulo Mineiro) é ex-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Sua carreira de dirigente, porém, começou há muitos anos, quando Vital criou um grupo destinado a deficientes visuais interessados na prática esportiva em Uberlândia. Aos 7 anos, o mineiro perdeu a visão dos dois olhos após um incidente ocorrido enquanto brincava. Formado em Direito, Vital nunca exerceu a profissão e preferiu militar no esporte. Por dez anos, foi atleta profissional e destacou-se em eventos regionais. Dirigiu a Associação de Desportos para Cegos entre 1985 e 1988, cargo que voltou a ocupar entre 1993 e 2001. Em 1996, Vital foi convidado para fazer parte do CPB como secretário geral. Exerceu a função por cinco anos, até assumir a presidência da entidade.

Todos terão seus valores reconhecidos

Os paratletas uberlandenses que participaram dos Jogos Parapan-Americanos realizados em Lima, no Peru, no mês de agosto e toda a Comissão Técnica receberão homenagem da Câmara na noite desta segunda-feira no plenário Homero Santos.

No total, os uberlandenses conquistaram 29 medalhas, sendo dez delas obtidas por paratletas de associações parceiras da Futel.

Os paratletas da CDDU/Futel que conquistaram medalhas foram: Lara Ferreira, prata na categoria até 41 kg do halterofilismo; Luciano Dantas, prata na categoria de até 59 kg do halterofilismo; Amanda Sousa, bronze na categoria até 73 kg do halterofilismo; Rodrigo Marques, bronze na categoria combinada de 88 kg e 97 kg do halterofilismo; Mateus Silva, bronze na categoria 107 kg do halterofilismo; Mateus Carvalho e seu calheiro Oscar Carvalho, prata na bocha individual e o ouro na bocha por equipe.

Já os premiados da Aparu/Futel foram Mauro Evaristo de Sousa (Aparu/Futel), ouro no arremesso do peso F63 e Rodrigo Parreira (Aparu/Futel), ouro no salto em distância e prata nos 100 metros rasos

Também conquistaram medalhas os paratletas de natação do Praia Clube Vanilton Nascimento Filho (ouro no revezamento 4 x 100 medley, ouro no revezamento 4 x 100 livre, ouro nos 100 metros borboleta, prata nos 100 metros livre, bronze nos 400 metros livre e bronze nos 50 metros livre), Laila Garcia (ouro nos 100 metros peito, ouro nos 200 metros medley, prata no revezamento 4 x 100 medley, prata nos 50 metros livre, prata nos 100 metros livre, bronze nos 400 metros livre e bronze no revezamento 4 x 100 livre) e Guilherme Batista Silva (prata nos 100 metros peito, prata nos 400 metros livre, bronze nos 50 metros livre e bronze nos 200 metros medley. Sem contar o paratleta de ciclismo Eduardo Pimenta (ouro na prova de ciclismo na estrada e prata na prova contra relógio).

APARU, CDDU, Futel e Praia Clube

O diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, que fez aniversário nesta segunda-feira (23), será um dos agraciados com a “Comenda Vital Severino Neto” e é dele a informação de que “hoje temos 157 paratletas e oferecemos a eles: repasses financeiros, professores, estrutura para treino – como o UTC, o SESI Gravatás e o CIE – e serviços de saúde, como fisioterapia, auriculoterapia, consultas em todas as especialidades médicas, exames, vacinação e serviços odontológicos”.

Foram convidados e estarão presentes, dirigentes da APARU e CDDU (que receberão a Comenda) e da Futel e do Praia Clube.

A sessão solene da Câmara Municipal é aberta a toda a comunidade, com entrada pelo plenário, que abre as 18h30, na Av. Ubiratan Honório de Castro (em frente a EMEI Maria Pacheco).