Câmara realiza Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência


Foto: Divulgação

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (04), na Câmara Municipal de Uberlândia, a abertura da 1ª Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência promovida pela Instituição Cristã de Assistência Social (ICASU), que vai até o dia 08. O evento reuniu mais de 400 participantes. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Hélio Ferraz – Baiano, além de diversos vereadores que ocuparam a mesa diretora para prestigiar o momento.

Na tribuna, Baiano lembrou que a semana é uma iniciativa oriunda da primeira lei promulgada pelo presidente da República Jair Bolsonaro, a Lei federal 13.798, que determina a realização do evento em todo país. Uberlândia foi a primeira cidade a realizar a ação, tornando-se pioneira em discutir o tema. “Não estamos impedindo ou impondo alguma situação, mas propondo novos caminhos”, salientou em referência ao tema da semana. Preocupado com a atuação dos jovens no momento presente, Baiano também afirmou que a Câmara deverá criar uma comissão permanente da Juventude e Inovação.

A temática da semana é muito importante tendo em vista que o Brasil apresenta índice de gravidez na adolescência, entre 15 e 19 anos, maior do que da América Latina. São 68,4 filhos nascidos no país para a faixa etária descrita contra 65,5 nascidos na região, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde em março do ano passado. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil.

Em discurso, diretor da Icasu, Antônio Naves, falou sobre a importância de se sonhar e concretizar. A vereadora Jussara Matsuda aproveitou a fala de Naves para exemplificar que desde a infância sonhou ser médica e que se tivesse um filho na adolescência esse sonho teria sido adiado. Matsuda, disse que a semana é um momento muito importante para passar informações especialmente para as mulheres sobre as ações de prevenção e riscos da gravidez na adolescência. “Que a gravidez na adolescência não seja um obstáculo (ao sonho)”, alertou Matsuda aos jovens.

Durante essa semana, diversos profissionais deverão palestrar para os alunos, entre eles representantes da polícia militar, defensoria pública e profissionais da psicologia.

Abertura das palestras

A palestra sobre sexualidade, proferida pela professora de sexologia Mônica Lima, abriu os trabalhos na tarde desta segunda-feira (04). Ela falou sobre como cuidar de si mesmo, a incerteza, dúvidas e o momento de transição da fase da adolescência e os perigos das relações sexuais sem preservativos que vão, além da gravidez, o risco de se contrair doenças sexualmente transmissíveis. Para a sexóloga, é necessário que os jovens conheçam a si mesmos e tenham informações necessárias para o início das relações sexuais.

Outros temas foram abordados nessa tarde, como a importância da alimentação para os estudantes que lidam com intensa carga mental, proferida pela nutricionista Alessandra Carneiro, bem como a responsabilidade dos homens adolescentes e jovens no papel que devem desempenhar no caso da gravidez precoce proferida pelo médio Dr. José Hilário Borges.

Câmara Municipal