Comitê de enfrentamento ao coronavírus em Uberlândia comprará 10 mil testes rápidos da doença


A força-tarefa conduzida pela Prefeitura de Uberlândia no combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19) pode contar em breve com um importante reforço. Integrante do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, o Ministério Público do Trabalho (MPT) teve deferido, na última quinta-feira (2), pela Justiça do Trabalho, o pedido de liberação de R$ 1 milhão para a compra de 10 mil testes rápidos para avaliação de pacientes com suspeita de estarem com o vírus no Município ou que tiveram contato com pessoas infectadas, dando-se prioridade para os profissionais que atuam nas unidades de saúde (incluindo vigilantes e equipe de limpeza).

O recurso origina-se do pagamento de indenização por danos morais coletivos, gerado após ação civil pública movida pelo MPT em Uberlândia.

“Recebemos a notícia da chegada desse recurso com muita alegria porque vai nos auxiliar a trazer para Uberlândia os testes rápidos, que podem se tornar um aliado no trabalho de bloqueio da transmissão do novo coronavírus. Para a adoção de medidas sanitárias, tempo é algo precioso e, com esse exame, poderemos saber, com maior rapidez, se o paciente acompanhado pelas nossas equipes de saúde tem ou não o Covid-19”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Autor da ação deferida pela juíza do Trabalho Tânia Mara Guimarães Pena, o procurador Paulo Veloso reforça que é preponderante a união das instituições para a superação da pandemia vivida pelo país. “A pandemia traz para os órgãos públicos o dever de atuarem em conjunto, de modo que o MPT, que foi atendido para o interesse público primário afim, decidiu pelo destino do recurso para esse tipo de exame, por serem os testes de suma importância para o controle da doença, já que permitem que o paciente doente tenha um diagnóstico mais rápido e limitando a disseminação do vírus”, avaliou Veloso, que espera que o repasse para o Município se concretize até a próxima semana.

O teste rápido possibilita detectar, a partir da coleta de sangue, se o paciente produziu ou está produzindo anticorpos contra o novo coronavírus, desde que manifestado os sintomas da infecção ou tido contato com quem contraiu o vírus entre sete e dez dias antes da submissão ao exame. O resultado leva de 15 a 20 minutos para sair.

Prefeitura de Uberlândia