Conferência sobre Igualdade Racial é aberta em Uberlândia; Veja a programação


Foi aberta, na noite desta sexta-feira (21), a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Comupir). O evento foi realizado no anfiteatro do bloco 5S, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Santa Mônica e é fruto de uma parceria entre Diretoria de Igualdade Racial (Diigual) da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). A solenidade de abertura contou com a presença da Secretária Municipal de Cultura, Mônica Debs.

O tema da conferência é ‘O Brasil na década Afrodescendente: Uberlândia Promovendo a Igualdade Racial, por nenhum direito a menos’. Durante a abertura, a secretária se manifestou sobre a importância dessas ações. Para ela, amplia o debate e dá voz a todos os agentes sociais, em busca de uma mudança real de paradigmas. “Isso provoca um crescimento a nível pessoal e a nível social. Ouvir essa voz é importante para encontrarmos um norte para as políticas públicas. É extremamente gratificante ter uma diretoria que trata deste tema na pasta de Cultura”, informou a secretária.

Debate

Durante a Conferência, foi realizada a palestra do professor e filósofo Domingos Barbosa, conhecido no ramo por ‘professor Dumas’. O estudioso discursou em nome da Secretaria de Políticas de de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.

Em sua concepção, o debate racial serve para desconstruir a falsa ideia de que não existe racismo no país. “É preciso que o povo negro se organize, junto aos parceiros brancos, para tornar o Brasil de fato para todos os povos”, disse o professor Dumas.

Para ele, o caminho para atingir uma nação mais igualitária passa, diretamente, pela educação. “É preciso repensar um novo sistema educacional, com mudanças em disciplinas no currículo, para que o aluno aprenda a respeitar pessoas com concepções diferentes de vida”, opinou.

Programação

A programação da Conferência continua neste sábado (22). Das 8 às 12h, haverá uma discussão sobre ações de grupos de trabalhos relacionados ao tema.

Entre 13h30 e 14h30, haverá  inscrição de candidatos para apresentação de propostas para ser apresentadas a órgãos públicos no sentido de quebrar paradigmas em relação a povos de origem afrodescendente. Das 14h30 às 17h30, está programado o fechamento das propostas selecionadas por comissões. O encerramento das atividades está marcado para as 17h30.

Prestigie!

O quê: IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMUPIR
Local: Anfiteatro 5S – Campus Santa Mônica – Universidade Federal de Uberlândia
Quando: sexta (21) e sábado (22)
Mais informações: (34) 3239-2571