CPI vai convocar presidente da Vale e envolvidos com rompimento de barragem


Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues (Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho aprovou a convocação de vários envolvidos com o rompimento dessa estrutura na Mina do Córrego do Feijão, da Mineradora Vale, nesse município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 25 de janeiro deste ano.

Em sua primeira reunião deliberativa, na tarde desta terça-feira (19/3/19), a CPI aprovou esse e outros requerimentos de providências, num total de aproximadamente 40. Também na reunião foi aprovado pelos membros um acordo de procedimentos para nortear a realização dos trabalhos.

A tragédia na mina B1, da Vale, fez mais de 300 vítimas, entre mortos e desaparecidos. O ex-presidente da Vale S.A., Fábio Schwartzman, que dirigia a empresa à época do rompimento, foi um dos convocados.

Além dele, vários outros funcionários com cargos de direção no complexo minerário de Brumadinho também terão que prestar depoimento à comissão. São eles: o diretor-executivo de Ferrosos, Gerd Peter Poppinga; além dos gerentes executivos Rodrigo Gomes Melo (operacional), Alexandre de Paula Campanha (geotecnia corporativa), Joaquim Pedro de Toledo (geotecnia operacional) e do gerente Ricardo de Oliveira (meio ambiente).

Outros funcionários da Vale também estão na lista de convocados, como os membros da Gerência de Geotecnia Renzo Albieri Carvalho, Cristina Heloisa Malheiros e Artur Bastos Ribeiro; e do Setor de Gestão de Riscos Geotécnicos, Marilene Oliveira Lopes de Assis, Felipe Figueiredo Rocha e Hélio Lopes de Cerqueira.

Por fim, também prestarão esclarecimentos à CPI os engenheiros Makoto Namba e André Jum Yassuda, da TUV-SUD Brasil, empresa alemã contratada pela Vale para auditorias na área de barragens; e o geólogo Cesar Augusto Grandchamp.

ALMG