DENÚNCIA – Coletores de recicláveis estão prestes a ser despejados; ouça áudio revelador


Integrantes da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Uberlândia (Acopppmar) estão prestes a ser despejados. Em entrevista exclusiva à TV Vitoriosa os trabalhadores contam que estão sendo perseguidos. Após redução drástica de 70% do fornecimento de materiais recicláveis, foi preciso dispensar mais da metade das 80 famílias que trabalhavam no local. Atualmente apenas 34 famílias estão no galpão. Atualmente foi efetuado o corte de energia elétrica, segundo os coletores, a mando do diretor de gestão de resíduos sólidos Adicionaldo Cardoso. As ações seriam, ainda segundo os trabalhadores, para forçá-los a sair do galpão, que será cedido a uma empresa.

Nós tivemos acesso a um áudio que seria o diretor-geral de resíduos sólidos do Dmae, confirmando o interesse em tirar os catadores do galpão no aterro. Eles afirmam que, ao contrário do que é informado no áudio, de que eles seriam transferidos para um outro galpão, não há nenhum local para onde eles possam ir.

A Associação de Catadores ocupa o galpão de triagem na área do aterro há dez anos. Segundo o presidente da cooperativa, Zeca Santos uma perseguição começou em meados do mês de setembro do ano passado. Durante esse período, houve um corte interno de energia em um padrão, corte este autorizado, segundo presidente, Zeca Santos, pelo Adicionaldo Cardoso. Porém a energia estava paga, em dia.

Tudo isso tornou inviável manter as famílias, mesmo porque as máquinas estão sucateadas. Uma prensa também foi retirada do local, sem nenhuma explicação. Zeca ainda acusa outras perseguições por parte da prefeitura.

Veja na reportagem de Edi Silva