Dia Mundial da Água (22) será comemorado no Parque Siquierolli


A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae) celebram, na próxima quarta-feira (22), o Dia Mundial da Água. A data será marcada por atividades ecológicas, como plantio de árvores, gincanas e jogos educativospara estudantes da Escola Estadual do Cruzeiro do Sul. O evento acontece no Parque Siquierolli, das 8h às 16h30.

Ainda serão realizadas ações lúdicas, como a ‘palavra cruzada ambiental’; ‘quizz ambiental’ e ‘roleta sustentável’, além de uma caminhada ecológica onde os alunos irão conhecer os problemas que a poluição poderia causar nos córregos Liso e do Carvão.

“Queremos despertar a consciência ambiental na população para que entendam que o simples ato de jogar um papel de bala na rua pode causar um impacto ambiental enorme. Acreditamos que a criança e o adolescente são agentes de transformação e de educação ambiental efetivo juntamente aos seus familiares”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior.

Sérgio Vieira Attiê, diretor-geral do Dmae, concorda e acredita na educação ambiental para execução de boas-práticas. “Trabalhamos na formação de consumidores conscientes por meio dos nossos programas Escola Água Cidadã e Buriti. Um investimento que já mostra resultados positivos e tende a mostrar muito mais”, afirmou.

Mundo sofre com falta de água

Uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que a demanda por água deverá aumentar 55% até 2050. Paralelo a esse crescimento, é estimado que até 2030 o planeta enfrentará um déficit de água de 40%.

E falta de água potável já atinge o Brasil. Em 2015, por exemplo, a região metropolitana de São Paulo enfrentou a pior crise hídrica dos últimos 86 anos, quando houve racionamento da água fornecida à população. O Distrito Federal (DF) também está sofrendo com a ausência do recurso hídrico. Desde janeiro, o DF realiza rodízio e racionamento no abastecimento de água.

“Acreditamos que o trabalho efetivo do despertar da consciência crítica de todos os cidadãos conduz a uma formação voltada para a sustentabilidade e o respeito a todas as formas de vida”, acrescentou Dorovaldo Rodrigues Júnior, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.

Serviço

Comemoração ao Dia Mundial da Água
Data: 22/03/2017
Horário: das 8h às 16h30
Local: Parque Natural Municipal Victório Siquieroli
Público Alvo: alunos dos 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Estadual do Cruzeiro do Sul

Programação

– Apresentação da Cia de Dança Carla Cecílio
– Caminhada Ecológica
– Caça ao Tesouro
– Plantio de árvores
– Cinepipoca
– Momento Expressão (alunos irão expressar sua mensagem de conscientização da preservação da água à população)

*Esse é apenas um dos eventos da Semana da Água. Para mais informações sobre as outras atividades, clique aqui.

SECOM