Economista calcula que água desperdiçada 1 dia no DMAE daria para abastecer casa com 4 pessoas por quase um ano


Com base nas informações repassadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre o vazamento de água potável no Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae), denunciado na TV Vitoriosa e Portal V9 Vitoriosa, nossa equipe procurou um economista para fazer as contas do impacto deste desperdício para a sociedade.

De acordo com informações apuradas pelo Ministério Público, a vazão da água tratada ocorre há aproximadamente 2 anos.

A quantidade de água que vaza do reservatório da unidade do Dmae, que é de 160 mil litros por dia, segundo o promotor Daniel Marota, daria para abastecer uma família composta por 4 pessoas, durante 266 dias, ou seja, quase um ano.

Foi calculado também a totalidade da água desperdiçada até o momento, se analisarmos o volume diário com a quantidade de dias que o problema acontece. Para isto foi multiplicado 160 mil litros por 730 dias (dois anos). O resultado é de quase 117 milhões de litros de água tratada desperdiçada até agora, em média.

Este montante de água daria para abastecer 195 mil casas com 4 pessoas durante um ano. Segundo o economista, com este número é possível afirmar que a água desperdiçada pelo Dmae nestes dois anos daria para abastecer a cidade toda de Uberlândia por um dia.

Outra situação para exemplificar o impacto, 117 milhões de litros daria para abastecer uma escola com mil alunos por quatro anos.

Nas ruas, a população está espantada com tanto desperdício de água potável por parte do Dmae.

Renan Wurfel, economista

E o economista ainda alerta que não foi levada em conta a quantidade de produtos gastos para tratar a água neste período. “A água, na verdade, não é só o que está sendo desperdiçado. A gente tem que pensar que este desperdício está acontecendo numa água que já está sendo tratada. Então envolve todo um custo de produção, de extrair esta água, tratar, deixá-la pronta para o consumo e ela acaba indo embora. Não é só o impacto ambiental de se desperdiçar água, é um impacto financeiro muito sério nas contas da empresa, que é uma empresa do governo, então a gente acaba pagando a conta duas vezes“, afirma Renan Wurfel, economista.

Repórter Camila Rabelo

Leia também

BOMBA – Prefeitura pede economia, mas vazamentos no Dmae desperdiçam milhões de litros de água tratada e recursos foram gastos para pagar lixo

Ministério Público acata denúncia de grande vazamento de água constatado em unidade do DMAE

Após denúncia de vazamento do DMAE população reclama de problemas na conta de água

Consumidor afirma que recebeu conta de 11 mil reais do DMAE por vazamento