Eleições 2020: Aumenta a violência contra candidatas


O  presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , ministro Luís Roberto Barroso, gravou vídeo nesta terça-feira (24.nov) falando do aumento da violência por motivação política e o ataques as mulheres nas eleições de 2020. O ministro afirmou que a “violência  e preconceito são fenômenos incompatíveis com a democracia”.

Segundo o ministro,  crimes como boca-de-urna,  compra de voto e o transporte ilegal de eleitores diminuíram. No entanto,  aumentaram os crimes como homicídios,  tentativa de homicídios e ameaças a candidatos. Barroso destacou que a  violência de gênero e os ataques físicos ou morais às candidatas “é pior do que machismo, é covardia. Nós precisamos de mais mulheres na política e precisamos enfrentar essa cultura do atraso, da discriminação,  do preconceito,  da desqualificação”, afirmou.

Informações consolidadas pela Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam um aumento de crimes violentos contra candidatos e pré-candidatos nas Eleições de 2020.

Entre janeiro e novembro deste ano, foram registrados 99 casos de homicídio tentado ou consumado. Somando-se ainda os crimes de ameaça e lesão corporal contra candidatos, obtêm-se um total de 263 registros. Foram 63 casos em oito meses – de janeiro a agosto ? e 200 nos últimos dois meses, entre setembro e novembro.

Os dados foram obtidos a partir de informações do Instituto Terra de Direitos, Justiça Global, sistema Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ainda de notícias oriundas dos veículos de comunicação.

A linha do tempo do estudo revela que, desde 2016, houve um salto de crimes violentos na política. Naquele ano, 46 candidatos e pré-candidatos foram vítimas de atentados. Em 2018, outros 46 candidatos também foram alvo de ataques, chegando aos 263 registros em 2020.

Conforme as informações, 83% das ocorrências de homicídios tentados e consumados foram registradas em municípios pequenos, com menos de 200 mil eleitores.

Os gráficos também mostram que o recorde de homicídios tentados e consumados ocorreu nos dias anteriores à votação do dia 15 de novembro.

Assista o pronunciamento do presidente do TSE sobre violência na política

SBT