Eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico tem até 9 de maio para regularizar situação


O prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores de Uberlândia terminou na última sexta-feira, 9. Quem não conseguiu fazê-lo teve seu título de eleitor cancelado, mas pode regularizar a situação até o dia 9 de maio.

Stefenson Faria, chefe do cartório eleitoral de Uberlândia, disse que cerca de 80% dos eleitores da cidade fizeram o recadastramento biométrico, o que corresponde a 383 mil pessoas.

Quem não fez o recadastramento tem até o dia 9 de maio para regularizar sua situação. No entanto, não será possível fazê-lo durante esta semana, pois o cartório estará fechado.

“Nessa semana de carnaval, estaremos fechados, inclusive na quinta e na sexta, pra tentarmos arrumar a casa aqui dentro, com os processos que ficaram parados, pra gente seguir em frente, e a partir do dia 19, começar a fazer o recadastramento daqueles que não puderam fazer”, explicou Stefenson.

O chefe do cartório do município disse que a melhor opção para quem perdeu o prazo é realizar o agendamento no site do TRE-MG (clique aqui para acessá-lo). Também é possível ir até o local sem agendar, mas não existe garantia de atendimento no mesmo dia. Não é preciso pagar nenhuma taxa.

Vale lembrar que sem o título de eleitor, o cidadão perde alguns direitos, como o de conseguir realizar o financiamento de imóveis, fazer a retirada de passaporte e outros documentos e participar de concurso público, por exemplo.

O prazo de 9 de maio também é válido para aqueles que desejarem tirar o título de eleitor, fazer a transferência de um município para outro ou regularizar a situação por outros motivos, como ausência em eleições anteriores.

Informações: Camila Rabelo