Governo de Minas Gerais publica mais 993 atos de aposentadoria


O Governo de Minas Gerais publicou, nesta sexta-feira (19/5), mais 993 atos de aposentadoria. Desse total, 872 são relativos à Secretaria de Estado de Educação (SEE). As demais abrangem servidores das Polícias Civil e Militar e de oito secretarias (Saúde; Fazenda; Planejamento e Gestão; Administração Prisional; Defesa Social; Trabalho e Desenvolvimento Social; Transporte e Obras Públicas; e Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O passivo de processos aposentadoria dos servidores do Estado, herdados da gestão anterior, tem sido um dos problemas que o governo atual tem buscado solucionar de forma ágil e articulada. Desde o início da gestão do governador Fernando Pimentel, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) publicou um total de 34.028 atos de aposentadoria, incluídos os atos de hoje.

Em 2015, um acordo entre o governador Fernando Pimentel e entidades sindicais da Educação definiu formas de corrigir os processos mais antigos e acelerar os procedimentos para aposentadoria dos servidores.

Como consequência, foi instituído o Projeto Aposentadoria, composto por servidores da Seplag e da SEE, formando uma frente de trabalho técnica e especializada no tratamento de todos os processos de aposentadoria.

Agência Minas