Governo repassa R$ 1,37 milhão para agricultura familiar


Ação beneficia 293 pequenos agricultores familiares (Imagem: Ubirajara Machado/MDA)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai adquirir 397,2 toneladas de produtos de agricultores familiares de Rondônia. Ao todo, 15 associações que produzem frutas e hortigranjeiros, como abacaxi, abobrinha, alface, banana, tomate, cenoura e couve, receberão R$ 1,37 milhão do órgão por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A ação beneficia 293 pequenos produtores dos municípios de Jaru, São Miguel do Guaporé e São Felipe D’Oeste. Os alimentos serão destinados à rede socioassistencial cadastrada, beneficiando 23.342 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por 88 unidades recebedoras beneficiando estudantes de escolas municipais, Apae e hospitais públicos.

Foram contempladas a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais Esperançosos de Rondônia (ATRERON), que fica no município de São Felipe do Oeste; a Associação Rural São Miguelense para Ajuda Mútua (ARSAPAM), sediada em São Miguel do Guaporé; e outras 13 associações do município de Jaru: Asbupru, Aspeafa, Asproagril, Asprober, Asprona, Asprora, Asprovu, Asprube, Asprusal, Aprupaja, Aspa, Asprofaja e Asprol.

Executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o PAA oferece a agricultores familiares, por meio de suas cooperativas ou associações, garantia de compra de sua produção por preços remuneradores, gerando renda e inclusão social no meio rural.

Portal Brasil