Índice que mede a inflação tem menor variação para setembro em 12 anos


O índice que mede a prévia da inflação oficial apresentou a menor variação de 2018. De acordo com os dados apresentados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidos Amplo 15 (IPCA-15), desenvolvido pelo IBGE, em setembro, a taxa apresentou uma variação de 0,09%: resultado bem abaixo do apresentado em agosto, quando atingiu 0,13%.

Mas o valor baixo do índice não bateu recorde apenas neste ano. Ainda de acordo com a publicação, a taxa de setembro também é a menor registrada desde 2006, quando o IPCA-15 teve uma variação de 0,05%. Isso significa que este é o menor patamar para o índice em 12 anos.

Além disso, no acumulado deste ano, o nível da inflação já bateu os 3,23%, abaixo dos 3,5% estipulados como meta pelo governo, mas acima dos 3% determinados como margem mínima.
Segundo o IBGE, o principal responsável por essa queda nos preços em setembro foi o setor de Alimentação e Bebidas, que teve diminuição de 0,41%. O setor de Despesas Pessoas seguiu na contramão, com um salto de 0,46% nos preços.

Já entre as capitais do país, Salvador foi a que teve a maior queda da inflação, com diminuição de 0,42% nos preços. Enquanto isso, em Goiânia, os itens ficaram mais caros: houve aumento de 0,53% nos preços.

Agência do Rádio Mais