Lourival Santos será candidato a prefeito pelo MDB após partido anular candidatura de Placidino Stábile


Lourival Santos e Placidino Stábile

Durante a convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Uberlândia, a votação nomeou Placidino Stábile como candidato a prefeito. Nesta segunda-feira, 21, a Executiva Nacional do MDB deu parecer positivo à impugnação do candidato aprovado. Quem assumirá o lugar dele como candidato do partido é o jornalista Lourival Santos.

A convenção do MDB aconteceu na última quarta-feira, 16, e Placidino foi nomeado o candidato a prefeito por 32 votos. O advogado de Lourival, Paulo Monteiro, entrou com uma ação afirmando que a votação foi realizada com irregularidades. “Primeiro que a convenção foi feita na casa que é uma empresa do presidente do diretório municipal. A lista dos votantes estava totalmente desatualizada com pessoas que já não faziam mais parte do MDB. (…) Pessoas [estavam] mostrando o voto, deixando de ser secreto”, relatou o advogado sobre alguns dos problemas.

No final da convenção, Monteiro pediu que constasse na ata um pedido de dissidência do candidato Lourival, pois eles já pretendiam fazer um levantamento de todos os erros e encaminhar para Justiça. Mas, de acordo com o advogado, os participantes negaram o direito de Lourival a inserir a questão na ata. Em seguida, a reunião foi encerrada sem a leitura do documento.

Paulo entrou na Justiça com vídeos comprovando os problemas e o MDB Nacional anulou a convenção, mantendo apenas os candidatos a vereadores escolhidos para representar o partido no município de Uberlândia. O escolhido para assumir a posição de candidato a prefeito foi Lourival Santos, que vai encaminhar sua inscrição a candidatura ainda hoje.

Durante entrevista a André Potim no programa Chumbo Grosso, Paulo afirmou que houve uma interferência externa na votação do MDB. Ele acredita que as pessoas agiram com intuito de enfraquecer o partido, tirando o candidato com mais visibilidade, para que o atual prefeito da cidade fosse beneficiado e pudesse ser eleito no primeiro turno. “A Justiça foi restabelecida com a candidatura do Lourival”, afirmou.