Morada Nova e Residenciais Pequis e Monte Hebron recebem estações elevatórias de esgoto


A Prefeitura de Uberlândia e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) entregaram na tarde desta quarta-feira as estações elevatórias no bairro Morada Nova e Residenciais Pequis e Monte Hebron, que atenderão os moradores dos dois novos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, que estão sendo entregues à população da região Oeste. “Este investimento é importante porque nesta região vão morar 5.200 famílias que terão esgoto tratado evitando poluir os mananciais”, ressaltouo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado.

As estações elevatórias integram um processo de tratamento de esgoto responsável por bombeá-lo de locais planos, de onde não é possível o transporte por gravidade, até a unidade de tratamento. Uberlândia tem, hoje, 38 elevatórias de esgoto. O bairro até o momento com maior número de elevatórias em Uberlândia é o Morumbi.  A topografia plana da região exigiu a construção de cinco unidades.

O funcionamento de uma elevatória é simples: o esgoto que sai do imóvel é recolhido pela rede coletora. Desta, segue por gravidade para uma elevatória (construída numa cota mais baixa que a rede de coleta) que o bombeia – por motores elétricos –  para um emissário. O emissário é uma grande tubulação que recebe esgoto somente das elevatórias e o conduz, por gravidade, até a estação de tratamento.

Além destas novas estações elevatórias, recentemente o Dmae também reformou as elevatórias dos bairros Terra Nova, Minas Gerais, Tubalina, Jardim Sucupira e Jardim das Palmeiras II. E, ainda, inaugurou as elevatórias São Bento e a unidade 6, do Morada Nova – outras seis estão em construção no bairro.

Prefeitura de Uberlândia