Prefeito de Uberlândia vai tentar retomar do estado autonomia das decisões sobre a Covid-19


Após a decisão judicial que obriga municípios mineiros a cumprirem regras do programa do governo ‘Minas Consciente’, as cidades passam a seguir as normas do programa para a região Triângulo Norte, que atualmente está na chamada “Onda Verde”, a mais restrita de todas. Uberlândia está inserida. Dentro dessa classificação, o município fica autorizado a abrir somente serviços considerados essenciais.

Com esta determinação, a Prefeitura de Uberlândia deixa de ditar as regras sobre as ações de enfrentamento ao novo coronavírus e esta autonomia fica com o estado.

Aqui no município, algumas atividades que estavam com absoluta restrição pela prefeitura, passam a abrir. São exemplos: comércio varejista de artigos culturais, recreativos e esportivos; serviços de pré-impressão e acabamentos gráficos; comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene; e comércio de veículos automotores pessoal. Além disso, retira as restrições de dias e horários estabelecidos pela Prefeitura.

Mas o prefeito, apesar de acatar a decisão, não ficou satisfeito com a perda de autonomia e garantiu que vai entrar com uma ação de embargo declaratório para recorrer da decisão.

Na declaração, o Odelmo afirma que, desde março, está analisando todas as questões envolvendo a saúde e a economia de Uberlândia e que está apto para resolver as questões ligadas a pandemia aqui mesmo, no município.

Saiba em detalhes as atividades permitidas e restritas em cada Onda: Verde, Branca, Amarela e Vermelha