Prefeitura de Araguari faz ronda para atender a população em situação de rua


Diante da queda brusca dos termômetros em nossa cidade, a prefeitura de Araguari por meio da secretaria do Trabalho e Ação Social e da secretaria de Políticas Sobre Drogas, realizaram uma ronda noturna direcionada a população que vive em situação de rua.
A operação foi realizada com o apoio da Polícia Militar nos pontos onde foi identificada a presença de pessoas em situação de rua em rondas realizadas anteriormente dentro da programação de ações da secretaria de Ação Social.
A ação foi executada pela equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogos e pelos secretários municipais  Jorge Nicolau Cafrune e José Eduardo Saura com o apoio do Re. Jessé e Soldado Pablo.
De acordo com Jorge Nicolau, o número de pessoas encontradas foi pequeno e isso se dá ao trabalho de rondas que vêm sendo realizado, principalmente de orientação sobre os riscos de contágio pelo coronavírus.
Outro efetivo trabalho que justifica a redução do índice é a triagem de migrantes com expedição de passagens para o encaminhamento deles para as cidades de origem.
“Comemoramos essa redução e continuamos empenhados na difícil conscientização desse grupo de pessoas, uma vez que, não existe lei que obrigue essas pessoas a deixarem esta condição. Todas têm o direito de ir e vir garantidos pela Constituição Federal, e o nosso dever é o dar apoio e ajudar na conscientização sobre os riscos de viver nas ruas, não só pelo Covid-19, mas também pela saúde em geral diante dessa intensa frente fria que estamos enfrentando”, destacou Jorge Nicolau

Durante a abordagem social é realizado um estudo social, orientações e a tentativa de encaminhamento dessas pessoas para as famílias e cidades de origem, bem como para o albergue. Para as pessoas que recusam o acolhimento são oferecidos kit de higiene, cobertores, lanche, chá e leite quente.

O prefeito Marcos Coelho (PSB), ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelas duas pastas, “Estamos dando todo suporte possível para as pessoas que vivem essa situação. Nosso trabalho é pautado no respeito e diálogo, sempre com o intuito de melhorar as condições e ajudar a amenizar a dor e a solidão de quem vive nas ruas”, disse.

Prefeitura de Araguari