Prefeitura de Pouso Alegre cria serviço de apoio psicológico para enfrentamento da pandemia


Começou a funcionar nesta quarta-feira, 1º, o Serviço de Escuta e Acolhimento de Apoio Psicológico criado pela Prefeitura de Pouso Alegre para o enfrentamento do novo coronavírus. O serviço é destinado às pessoas que sintam necessidade de um atendimento de apoio e cuidado emocional.
O atendimento será feito por quatro psicólogos clínicos, que atendem pela Secretaria Municipal de Saúde. Nos casos mais graves, a pessoa poderá ser orientada para buscar o serviço disponível na rede municipal, conforme cada situação.
Segundo Amanda Ribeiro de Souza, gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, “diante da pandemia da covid-19, é de suma importância a realização de ações e estratégias para o conforto emocional de toda população. Há muita informação disponibilizada na internet através das redes sociais, que causa pânico e confusão. São noticias assustadoras que potencializam os quadros ansiosos. Orientamos as pessoas a limitar a quantidade de notícias sobre a pandemia. Que tenham cuidado com o que leem”.
Ainda conforme a gerente de saúde mental, “existe também uma parcela da população sofrendo com dificuldades econômicas reais provocadas pelo distanciamento social, o que também compromete a saúde mental. No isolamento, é importante planejar o que fazer, ter uma estrutura durante o dia, organizar o tempo de cada um. É importante manter contato com familiares ou amigos pelos meios disponíveis” .
O serviço funcionará durante todo o período de pandemia, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h.
Os contatos podem ser realizados através dos telefones:

(35) 992351340 – 7h às 10h
(35)992351387 – 8h ás 12h
(35)992351380 – 14h às 17h
(35)992351753 – 17h às 20h