Prefeitura de Tupaciguara encaminha mais de 50 pacientes para cirurgia de catarata


Na manhã desta segunda-feira, 28, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou para a Santa Casa de Monte Alegre mais de 50 pessoas para fazerem a cirurgia de catarata, totalmente gratuita.

Segundo estudos, a catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino, que qualquer alteração na sua constituição afeta a visão nítida. A doença tem como causa mais comum o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. O sintoma mais característico da catarata é a perda visual progressiva, tanto para perto quanto para longe. E o paciente pode queixar-se de perda de contraste das cores e troca frequente do grau dos óculos sem melhora da qualidade de visão.

Para o tratamento da catarata, é necessária a cirurgia, por isso a prefeitura, através de convênios e parcerias, encaminhou nessa manhã mais de 50 pessoas para a cidade de Monte Alegre, para que esse procedimento fosse realizado. Segundo especialista, “A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado faco-emulsificação, com implante de lente intraocular, onde, após a retirada completa da catarata, é implantada uma nova lente”.

“Por meio de convênios e parcerias, estamos fazendo de tudo para que nossos pacientes sejam atendidos e tenham uma melhor qualidade de vida. Hoje encaminhamos mais de 50 pessoas para fazerem a cirurgia de catarata, muito aguardada por todos, pois terão uma visão melhor e tendo assim uma qualidade de vida melhor. Assim espero que possamos caminhar sempre para melhorarmos todos os atendimentos, e sempre pensando nos munícipes e na qualidade de vida de todos”, afirma o prefeito Tenente Carlos.