Prefeitura de Tupaciguara inicia Projeto Educacional


A Secretaria Municipal de Educação, por meio da coordenação pedagógica, iniciou no mês passado o Projeto “O Despertar da Cidadania através do Hino Nacional” nas Escolas Municipais.

Diante da inversão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade atual, e da ausência do espírito de cidadania, vemos a necessidade de encontrar meios que resgatem o patriotismo e o respeito à Nação Brasileira. “Como ponto de partida para o desenvolvimento desta consciência cívica, valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação no processo pedagógico do aluno”, enfatiza a secretária de Educação, Priscilla Andrade.

O Hino Nacional é um dos símbolos do Brasil. É uma poesia metafórica, em forma de música, que representa a nossa pátria e o povo que aqui vive. É também uma mostra de valores da nossa cultura, história e sociedade. Nele, está retratada a grandeza do nosso país, por si próprio e a importância das riquezas naturais do nosso território.

“A letra do hino é extensa e carregada de palavras pouco usadas no cotidiano, como “lábaro”, “colosso” e “impávido”. Com isso, muita gente tem dificuldade na memorização de todos os termos. Este trabalho é também para que os alunos tenham um olhar crítico e possam interpretar e compreender o que o autor quis dizer”, afirma a secretária.

O projeto de Lei nº 12.031 de 21 de setembro de 2009, que altera a Lei nº 5,700, de 1º de setembro de 1971, determina a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental.

“Esse projeto busca ultrapassar essa barreira que envolve apenas uma abordagem superficial. Almeja-se, dessa forma, plantar na alma dos nossos alunos (cidadãos) o amor que temos de ter, sim, pela nossa bandeira, mas, também, a emoção que deve brotar em nossos corações quando surgem os primeiros acordes do Hino Nacional Brasileiro”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.

O projeto seguirá em todas as escolas da rede municipal e a partir dele, uma vez por semana, o Hino será conteúdo obrigatório em todos os anos de ensino.

Prefeitura de Tupaciguara