Prefeitura e SMS liberam 150 pedidos de consultas oftalmológicas paradas desde 2015


Cerca de 150 consultas oftalmológicas foram autorizadas pela Prefeitura de Araporã e liberadas pela Secretaria da Saúde nessa semana. A SMS conseguiu zerar a fila de espera, uma vez que acumulavam pedidos de consultas e até de cirurgias de catara desde o ano de 2015. Na segunda-feira, 03, a prefeita Renata Cristina Silva Borges e o vice-prefeito e secretário da Saúde Roberto Wanderley do Nascimento reuniram os  pacientes no Teatro João Guimarães Rosa para informar a liberação das consultas e outros procedimentos oftalmológicos que a secretaria está autorizando.

Para atender toda essa demanda, a SMS firmou convênio com o médico oftalmologista Walmir Vilela Pires que vai realizar as consultas oftalmológicas. Uma das novidades informadas pelo secretário da Saúde é que as consultas serão realizadas pelo médico oftalmologista no PSF 2, em datas agendadas. A primeira etapa das consultas aconteceu na terça-feira, 04, quando 50 pacientes passaram pela consulta e encaminhamento de pedidos de exames.

Conforme o calendário elaborado pela SMS, o próximo mutirão de atendimento de consultas oftalmológicas vai acontecer nos dias 11 e 29 de abril, também no PSF 2.  Nessa oportunidade, outros 50 pacientes serão atendidos. Esses atendimentos já estão agendados pela Secretaria da Saúde. Essa medida adotada pela SMS tem por objetivo dignificar o atendimento à comunidade, evitando o desconforto de deslocamento para outras cidades.

Outra grande demanda de encaminhamentos é para cirurgias de cataratas. Para zerar a fila de pedidos, a Secretaria da Saúde firmou convênio com a Clínica ISO Olhos. Todos os meses dez pacientes serão encaminhados para a sede da clínica, em Uberlândia para a realização do procedimento cirúrgico.

É dessa forma, respeitando a comunidade e dando conforto e dignidade aos pacientes que a Prefeitura de Araporã e Secretaria da Saúde estão pautando a linha de trabalho. A atual gestão não tem medido esforços para humanizar o atendimento que é oferecido à comunidade.

Prefeitura de Araporã