Prefeitura, Poder Judiciário e APAC de Tupaciguara buscam apoio para a retomada das obras da APAC


Fonte: Divulgação Prefeitura de Tupaciguara

Na cidade administrativa de Belo Horizonte, no dia 14 de setembro, o prefeito Tenente Carlos, juntamente com o poder judiciário de Tupaciguara, na pessoa da senhora Dra. Danielle Louise Rutkowski Dias Engel, juíza da comarca de Tupaciguara, estiveram em reunião  com vários segmentos, para buscarem apoio para a retomada das obras da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC.

“APAC é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade. Ela figura como forma alternativa ao modelo prisional tradicional, promovendo a humanização da pena de prisão e a valorização do ser humano, vinculada à espiritualização, para oferecer ao condenado condições de se recuperar. Busca, também, em uma perspectiva mais ampla, a proteção da sociedade, a promoção da justiça e o socorro às vítimas”.

Em Tupaciguara, a obra da APAC encontra-se paralisada há alguns anos, esperando a retomada para que os internos sejam ressocializados dentro dos modelos e práticas adotados pela associação.

Participaram  da reunião os técnicos da Secretaria de Administração Prisional -SEAP-  Gauberte Rocha e Saint Clair Sanches; da Secretaria de Governo e Subsecretaria de Assuntos Municipais,  Dr. Marco Antonio e os assessores Carlos Rocha e Leandro; da Minas Gerais Participações-  MGI, o Presidente Mário Assad e seus assessores; representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, Dr. Luiz Carlos Santos; representantes da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados -FBAC, Tatiana Faria e Eleny; da APAC de Tupaciguara, a presidente Patrícia Ferreira Godoi; Daisy Sansoni e Rita Cad, a juíza de direito de Tupaciguara Danielle Engel e os Prefeitos de Tupaciguara e Araporã, Tenente Carlos e Renata Borges.

“O objetivo dessa reunião foi fazer uma força tarefa para conseguirmos retomar a construção da APAC de Tupaciguara, uma entidade muito importante para a sociedade tupaciguarense. A associação  é  responsável  pelo processo de reintegração dos presos na sociedade, tema de crescente interesse da população atualmente. Fizemos essa caravana de Tupaciguara  e fomos até  a cidade administrativa de Belo Horizonte para juntarmos forças  às secretarias de estado e ao poder judiciário para que possamos conseguir  essa retomada das obras em nossa cidade. Acredito que , juntos de todos os poderes constituídos , teremos frutos no quesito dessa obra  importante para nossa sociedade”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.

Prefeitura de Tupaciguara