Presidente da Câmara de Tupaciguara é investigado por supostamente criar perfis falsos para difamar pessoas


O presidente da Câmara Municipal de Tupaciguara está sendo investigado pela Polícia Civil por supostamente criar perfis falsos na internet para difamar cidadãos e servidores da Casa Legislativa. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Wilton José Fernandes, um processo investigativo apontou que as fake news saíram do IP de aparelhos aparelho do parlamentar Túllio Santana Pinhal.

O vereador enviou nota (confira abaixo) à nossa produção dizendo ter conhecimento das investigações, mas como o processo está em sigilo judicial, não tinha informações suficientes para se pronunciar.

Conforme explicou o delegado, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos, no gabinete do presidente da Câmara Municipal daquele município e os outros três em residências, sendo uma delas de Túlio Pinhal.

As investigações começaram no mês de junho. Um perfil fake foi criado no facebook e nele eram publicadas mensagens com conteúdo difamatório em relação a algumas pessoas da cidade, inclusive servidores da Câmara e vereadores.

Um processo investigativo apontou o IP do aparelho em que foram feitas as postagens e a Polícia Civil concluiu que o aparelho pertence ao presidente do legislativo daquela cidade, Túllio Santana Pinhal. Foram apreendidos aparelhos como tablets, CPU, e celulares.

Entre as publicações, as mensagens tinham conteúdo até mesmo de cunho sexual, indicando que havia orgias na câmara entre vereadores e assessoras, e também aponta golpes em eventos com rombos de milhares de reais.

Em nota, o Presidente da Câmara Municipal de Tupaciguara, Túllio Santana Pinhal, confirmou os cumprimentos de mandados de busca e apreensão realizados na manhã desta segunda-feira, 07, no gabinete e na residência dele. Ele afirma ter recebido os policiais civis, e a busca foi testemunhada por advogado e servidores. Confirma que foram levados um computador de uso profissional e demais aparelhos eletrônicos pertencentes ao vereador.

A nota segue dizendo: “o mandado originou de um processo aberto por outros vereadores e servidores da Câmara Municipal de Tupaciguara que foram caluniados por um perfil falso no Facebook e que buscaram, por meio da Polícia Civil da cidade, a investigação de quem estaria por trás do crime virtual.
Juntamente com sua assessoria jurídica, o Presidente da Câmara tentou o acesso ao processo, no Fórum da Comarca, mas o mesmo não está disponível por questões de sigilo judicial. Até o momento sabe-se que há mais duas pessoas sendo investigadas neste caso.
Túllio Pinhal declarou ter sido pego de surpresa com o mandado de busca e apreensão, mas colaborou efetivamente com os investigadores. Sabendo que se trata apenas de uma apuração dos fatos, o vereador está tranquilo em relação ao andamento do processo e colocou-se à disposição da justiça para futuros esclarecimentos.
Após ter acesso aos autos do processo, o Presidente da Câmara se dispõe a conceder entrevista à imprensa.”

No local: Fernando Souza