Programa Buriti inicia monitoramento de nascente em Tapuirama


Começou esta semana o monitoramento da vazão e da qualidade da água de uma das nascentes localizadas no Distrito de Tapuirama, em Uberlândia. A ação ocorre por meio do Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Na Fazenda Mutum, localizada no distrito de Tapuirama, a área de quatro hectares foi cercada e recebeu o plantio de 5.960 mudas nativas do cerrado neste ano. Também foram realizadas barraginhas na área de proteção. A coleta será feita duas vezes ao ano.

De acordo com o técnico agropecuário do programa, Masterson Ferreira, a ideia é acompanhar o desenvolvimento efetivo da nascente durante cinco anos e constatar, por meio de análises, o resultado efetivo do programa. “Em cinco anos já teremos um parâmetro para ver a diferença do antes e depois desta nascente, que desagua no córrego Jacuba, afluente do rio Araguari”, explicou.

As ações de recuperação são realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) sem qualquer custo para o produtor rural. Entre elas estão o cercamento das Áreas de Preservação Permanente (APP), o plantio de espécies nativas do Cerrado, a conservação de estradas vicinais, o terraceamento (curva de nível) e barraginhas (bolsões para escoamento de água construídos às margens das estradas vicinais).

Desenvolvido pelo Dmae desde 2008, o Programa Buriti já realizou o plantio de mais de 350 mil mudas em 150 propriedades rurais de um total de 214 cadastradas. A adesão ao programa é voluntária, mas a preservação de áreas de nascentes nas propriedades é obrigatória por lei (Lei estadual 12.503/1997).

Para se cadastrar, o produtor pode entrar em contato pelo e-mail programaburiti@hotmail.com e pelo telefone 3223-6027.