Projeto Justiça na Escola inicia ações em 2018


A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com diferentes órgãos e instituições, inaugura as ações relativas ao projeto Justiça na Escola em 2018. Às 19h desta quarta-feira (11), será realizada, no auditório do Colégio Ressurreição Nossa Senhora, uma palestra para 350 educadores da cidade. O objetivo é trabalhar algumas diretrizes do projeto, como a mediação de conflitos nas unidades.

O evento contará com as falas da secretária municipal de Educação, Célia Tavares; do juiz da Vara da Infância e Juventude, José Roberto Poiani; do superintendente regional de ensino de Uberlândia, Jakes Paulo dos Santos; além do diretor do Colégio Ressurreição Nossa Senhora, Henrique Carvalho Lobato.

A proposta do Justiça na Escola é aproximar pais, alunos e professores com o poder judiciário, facilitando o conhecimento e acesso da comunidade aos seus direitos. Toda a comunidade estudantil debate, ao longo do ano, variados temas, como Estatuto da Criança e do Adolescente, violência doméstica e combate às drogas.

De acordo com Célia Tavares, a palestra desta semana tem um caráter diferente das demais atividades do projeto, pois foca exclusivamente nos profissionais de educação. Para ela, trata-se de uma etapa essencial antes da comunidade passar a integrar o processo. “A palestra é uma extensão do projeto, pois é direcionada a equipe pedagógica das escolas. Vamos trabalhar situações conflituosas nas escolas, melhorando a capacidade de mediação desses profissionais”, explicou.

Mais alunos beneficiados

Neste ano, o Justiça na Escola terá adesão recorde em Uberlândia. Ao todo, 20 unidades municipais serão beneficiadas, seis a mais em comparação ao ano passado. As escolas de ensino fundamental vão usufruir de palestras, mesas-redondadas e outras atividades que aproximam as instituições de ensino com a Justiça em diferentes esferas. A intenção maior é combater e prevenir os principais problemas sociais que afetam as crianças e adolescentes.

Além da Secretaria Municipal de Educação, tem envolvimento no projeto as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação; e Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil. Além da Prefeitura, integram a parceria a Vara da Infância e Adolescência; Defensoria Pública; Ministério Público; Polícia Civil; Polícia Militar; Superintendência Regional de Ensino, ONG Ponte de Amor; e Conselho Tutelar.

Prefeitura de Uberlândia