2º suplente, com 736 votos, Ronaldo Tannus do MDB é eleito presidente da Câmara


O vereador Ronaldo César Vilela Tannus (MDB), foi eleito na noite desta segunda-feira (17) como novo presidente da Câmara Municipal de Uberlândia para o período de 18 de fevereiro a 31 de dezembro de 2020. Ele teve 17 dos 26 votos dos vereadores presentes, endo que 6 anularam seus votos, 1 nulo e 2 em branco e concorria em uma chapa única, formada ainda pelo primeiro vice Antônio Carrijo (PSDB), o segundo vice Wilson Pinheiro (PP), o terceiro vice Pastor Átila Carvalho (PP), o primeiro secretário e ordenador de despesa, Sérgio do Bom Preço (PSB), e o segundo secretário Sgt Ednaldo (PP).

Ronaldo Tannus está no seu primeiro mandato como vereador e assumiu vaga dos vereadores Roger Dantas que renunciou e de seu primeiro suplente, Sebastião Galego, que veio a falecer. Na eleição municipal de 2016 obteve 736 votos, ficando com a 2ª suplência na coligação MDB / PEN / REDE.

Ele disse que os primeiros pontos que irá olhar assim que assumir serão a estrutura física da Câmara, sobretudo o plenário que está com suas obras paradas, e o diálogo com a imprensa, o Poder Executivo, o Ministério Público e também com o povo. “O plenário precisa concluir sua reforma para atender melhor à população, como os banheiros, por exemplo. E precisa ter menos burocracia para a população chegar mais perto do vereador.

O vereador

Ronaldo Tannus é uberlandense, tem 37 anos, é filho de Idelmar Alves de Oliveira e Ana Maria Vilela Tannús, neto de Ivo Vieira Tannús e Maria do Carmo Tannús, fundadores da sorveteria Rívoli. Fundada em 1958, em frente a antiga Prefeitura Municipal no centro de Uberlândia , o estabelecimento era um ponto muito conhecido naquela época por ser um “point” da juventude.

Casado com Ana Flávia Balbino Silveira, uberlandense, neta de João Balbino, que dedicou toda sua vida ao Uberlândia Esporte Clube nas décadas de 60 e 70, tendo sido seu presidente e diretor por vários anos. O casal tem dois filhos: o primogênito Théo Silveira Tannús e, o caçula, Thor Silveira Tannús.

Formado em publicidade e propaganda em 2004, pela ESAMC, seu primeiro emprego formal foi em 1998 em uma drogaria no centro da cidade. Hoje, Ronaldo continua atuando no ramo de farmácias.

Ronaldo sempre teve esse espírito empreendedor. Em 2001, foi proprietário de uma farmácia na cidade. Em 2009, construiu mais um empreendimento, na cidade de Uberlândia, que atuava na área de promoção de eventos e alimentos. Usou deste dom para construir sua vida profissional com objetivo de pagar sua faculdade na época e, até hoje, mantêm esse espírito gerando renda e empregos no município.

A posse do novo presidente da Câmara aconteceu em seguida após a leitura da ata, e a transmissão do cargo imediatamente.