Saúde de Ituiutaba espera atingir meta na campanha contra a gripe


Em consonância com as determinações do Ministério da Saúde, em relação a campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba estará mobilizando sua equipe para atuar com todo esforço necessário e atingir a meta de vacinar a população alvo no município, calculado em 27.861 pessoas. Número correspondente a quantidade das doses de vacina a ser enviadas para este município.

Apesar da campanha ter sido antecipada neste ano em todo o País, a vacinação em Ituiutaba está sendo iniciada esta semana com a imunização de todos os profissionais e pessoas envolvidas direta ou indiretamente no atendimento público dentro da saúde. São servidores e trabalhadores dos Programas de Saúde da Família, PSF, Unidade Mistas de Saúde, Pronto Socorro e Secretaria de Saúde.

De acordo com o setor de imunização, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba, a campanha contra o vírus influenza estenderá até 26 de maio. A partir da próxima segunda-feira, 24 serão atendidos os idosos, crianças de seis meses a cinco anos, mulheres ate 45 dias após o parto, indígenas, presos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, também podem ser imunizadas, desde que haja prescrição médica.

Uma equipe de vacinação estará de plantão, durante todos os dias da próxima segunda-feira, no calçadão, na Avenida 15, entre 22 e 24. Nos dias 29 e 30 de abril, haverá estratégia especial para atender a população da zona rural.

Dia 29, as equipes estarão na Fazenda Bela Vista, próximo à Divisa entre Ituiutaba, Ipiaçu e Capinópolis, depois venda do Lico, Três Vendas, Casa do Joca, Ginásio Agrícola, Escola Quirino de Moraes, Assentamento Vertente Cumprida. Dia 30, será a vez das comunidades Córrego das Pontinhas, Venda da Canoa, Casa do Jair e Zezé Camargo, Paulo Nogueira, Escola José da Silva Ramos, venda do Salto, venda do Bastos, venda da Dona Maria e Venda da Raquel no Capão Rico.

A campanha deste ano foi antecipada justamente por causa do aumento dos registros fora do período mais crítico. Os casos mais graves se concentram durante o inverno, mas em 2016, houve um grande número de notificações nas demais estações do ano. A vacina é a trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e B. O público alvo da campanha foi ampliado, agora, os professores das redes pública e privada também poderão ser imunizados.

Prefeitura de Ituiutaba