Secretaria de Saúde de Tupaciguara realiza mutirão de coleta de sangue para exame de PSA em homens


Fonte: Divulgação Prefeitura de Tupaciguara

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará, no dia 25 de novembro, sábado, o mutirão para coleta de sangue para o exame de PSA, em decorrência do Novembro Azul, em todos os postos de saúde, a partir das 08 horas, para aqueles homens com mais de 40 anos.

O exame é realizado através da coleta de uma pequena amostra de sangue e são necessários alguns cuidados para evitar resultados falsamente elevados: estar de jejum de quatro horas; evitar dois dias antes da coleta ejacular, exercício em bicicleta; passeio de motocicleta; prática de equitação (andar a cavalo); evitar três dias antes da coleta o uso de supositório; sondagem uretral ou toque retal; evitar cinco dias antes da coleta a cistoscopia (exame que “olha” por dentro a bexiga e a uretra); evitar sete dias antes da coleta: exame de ultrassom transretal; evitar quinze dias antes da coleta: exame de colonoscopia ou retossigmoidoscopia; evitar 21 dias antes da coleta: exame de estudo urodinâmico.

“Sabemos do desconforto em relação ao assunto e com o cuidar da saúde, por parte dos homens, mas precisamos desenvolver ações para estimular a população masculina a superar essa vergonha e procurar realizar os exames necessários para cuidar da saúde e, assim, repassar a todos as informações corretas acerca dos exames e do cuidado com a saúde masculina. Faremos esse mutirão, dia 25, para que os homens se  sintam mais à vontade e realizem o exame e cuidem mais da saúde”, destaca a Secretária de Saúde Mariana Leão.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). E  entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados.

“O exame de PSA serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições e ele é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal, que recebe muito preconceito por parte dos homens. Mas estamos desenvolvendo ações para que essa saúde masculina seja vista por todos e aceita por todos, para que o homem se cuide e tenha mais qualidade de vida. Uma das ações será essa, no dia 25 de novembro, mutirão para a coleta de sangue para exame de PSA. Compareça, não deixe para última hora, faça o exame e se previna sobre o câncer de próstata”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.

Prefeitura de Tupaciguara