Uberlândia recebe mais 25 respiradores para auxiliar a rede de saúde


Diante do avanço do contágio pelo novo coronavírus e o consequente aumento na procura por atendimento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), tanto de pacientes da cidade quanto de outros municípios da região, a Prefeitura de Uberlândia tem se empenhado e também buscado ajuda em todas as esferas para atenuar com celeridade a situação para que não haja falta de equipamentos, insumos e atendimento para a população.

Neste final de semana, o município recebeu, no Hospital Municipal, 13 respiradores do Governo Estadual e 12 da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Os equipamentos são essenciais para garantir um suporte no atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A chegada destes equipamentos é mais uma ação da administração municipal, uma vez que o prefeito Odelmo Leão solicitou diretamente à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e à Fiemg auxílio para adquirir respiradores diante da grave situação que a cidade está vivendo. O transporte dos respiradores até o Hospital Municipal foi feito com o apoio da Polícia Militar (PM).

Além destes 25 novos respiradores, nas últimas semanas, o Município fez a compra de outros 12, com verba de emendas parlamentares, enquanto o prefeito Odelmo Leão era deputado federal, e recebeu mais 15 do Ministério do Ministério da Saúde, por intermediação do deputado federal Zé Vitor. Com isso, nos últimos dias, a Prefeitura de Uberlândia já recebeu 52 respiradores, que serão essenciais neste momento mais grave da pandemia.

Os equipamentos serão destinados, a princípio, para o Hospital Municipal e Anexo. Mas, conforme a demanda, poderão ir para qualquer UAI, caso necessário.

Prefeitura de Uberlândia