Uberlândia registra deflação em julho


Uberlândia registrou deflação no mês de julho de 2019. O Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC) foi de -0,03% e interrompe a sequência de seis meses com registro de inflação na cidade. Em 2019 a variação acumulada chega a 2,10% e nos últimos 12 meses 1,82%. O estudo é realizado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES/UFU).

O resultado da pesquisa em Uberlândia foi influenciado pelos grupos Alimentação (-0,91%) e Transportes (-1,13%). A queda no preço do petróleo e a diminuição dos valores de produtos como feijão e tomate contribuíram para o resultado.

Por outro lado, os reajustes dos valores do grupo Habitação (2,22%) e Saúde e cuidados pessoais (1,06%) acabaram por equilibrar o índice na cidade.

Inflação no Brasil

A índice de preços em Uberlândia foi menor que a média registrada no Brasil. Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a inflação no país foi de 0,10%. Entre as 16 regiões metropolitanas analisadas na pesquisa nacional, oito apresentaram deflação.

Comunica UFU