Cruzeiro deverá contar com time misto focado apenas no Vitória pelo Brasileiro


Fonte: Jair Amaral/E.M/D.A.Press
Um time provavelmente formado por reservas terá a missão de garantir um bom resultado para o Cruzeiro no jogo contra o Vitória, às 16h deste domingo, no Barradão, pela 17ª rodada do Brasileiro. Embora tenha comandado o treino com bola de ontem sem a presença da imprensa, o técnico Mano Menezes anunciou que não levará para Salvador o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé e o atacante Barcos, além do lateral-direito Edilson, que está suspenso.
Desta forma, serão pelo menos quatro mudanças. Os substitutos naturais no gol e no ataque são Rafael e Raniel. Na lateral direita, há dois postulantes à vaga: Ezequiel e Lucas Romero. O mesmo vale para a zaga, com Murilo e Manoel. Mas o leque de modificações poderá ser maior. Até a parte psicológica dos jogadores será analisada pela comissão técnica para a definição da escalação. Como o Cruzeiro terá duelo decisivo contra o Flamengo na quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, é provável que outros titulares sejam preservados.
Mano quer colocar em campo um time exclusivamente concentrado no Brasileiro e ao mesmo tempo conceder oportunidades a quem tem atuado pouco, casos do volante Bruno Silva, do armador Mancuello e do atacante David – que juntos custaram aos cofres celestes cerca de R$ 22 milhões. “Tudo é difícil no Campeonato Brasileiro. Não há jogo em que você possa encontrar facilidade. É preciso manter um padrão, sem grandes oscilações, e ter foco. E é difícil ter foco nessa hora, entre jogos decisivos na Copa do Brasil e na Copa Libertadores. O segredo talvez seja optar por quem não esteja jogando, mas que mantenha essa força e a ambição de vencer, até como oportunidade de mostrar qualidade”, diz o treinador.
No Brasileiro pós-Copa do Mundo, o Cruzeiro venceu América (3 a 1) e Atlético-PR (2 a 1), no Mineirão, e deu indícios de que poderia até mesmo brigar pelo título, pois aparecia na quarta posição na 14ª rodada, com 24 pontos. Só que as derrotas seguidas para Corinthians, no Itaquerão (2 a 0), e São Paulo, em Belo Horizonte (2 a 0), fizeram o time descer ao oitavo lugar e aumentaram a distância para o líder Flamengo, que soma 34 pontos. Tomando os tropeços como lição, Mano Menezes afirma que o time precisa errar menos para vencer fora de casa e melhorar sua colocação no Brasileiro.
“Sequência fora de casa no Campeonato Brasileiro é muito parecida para todo mundo. Quem consegue estabelecer jogos e vitórias importantes fora de casa no Brasileiro é para ser campeão. Mas você não consegue apenas por decreto. É difícil jogar fora de casa. O segredo é você conseguir manter padrão de rendimento. Acho que a equipe fez um bom jogo contra o Corinthians, mas pecou nos detalhes. Fomos bem também contra o São Paulo (no Mineirão), mas pecamos nos detalhes. E já tínhamos feitos duas viradas em casa no Brasileiro. Eu adverti que não é possível virar contra todo mundo o tempo inteiro. Sentimos na carne a dificuldade de fazer isso. Vamos retomar alguns pontos importantes, temos que baixar a caixa de erros, é isso que tentaremos fazer”.
O Cruzeiro terá três rodadas para superar a campanha de 2017, quando somou 27 pontos e encerrou o turno do Brasileiro na sétima posição. Em 2016, o time estava na zona de rebaixamento (18º), com 19. Já em 2015, ficou em 14º, com 22. Nas edições de 2013 e 2014, das quais se sagrou campeão, o clube celeste contabilizou na primeira metade da competição 43 e 40 pontos, respectivamente, e foi líder em ambas.
Superesportes