Em boa fase, Lucas Silva aguarda definição da diretoria para saber se fica no Cruzeiro


Lucas Silva aguarda a negociação com o Real para saber se fica na Toca até o fim da temporada Fonte: Alexandre Guzanshe/E.M/D.A.Press

Titular em cinco das últimas seis partidas do Cruzeiro, o volante Lucas Silva recupera o prestígio justo no momento em que o empréstimo do Real Madrid se encaminha para o fim. Como deseja manter o jogador depois de 30 de junho, a diretoria celeste já iniciou negociação com o clube espanhol para prorrogar a cessão do camisa 16, revelado na própria Toca da Raposa.

A expectativa é de fechar o quanto antes a permanência do jogador, que cresceu bastante de rendimento nos últimos jogos. “Temos boas perspectivas”, afirma o vice-presidente de futebol da Raposa, Itair Machado.

O potencial de Lucas Silva e o desempenho apresentado por ele nos últimos jogos justificam a investida do clube na permanência. O prata da casa subiu para os profissionais em 2012, estreando na vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, em 18 de julho, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Canindé, em São Paulo. Na ocasião, substituiu Tinga, aos 15min do segundo tempo.

Mesmo muito bem recomendado pelo futebol apresentado nas categorias de base, demorou um pouco para se firmar, o que só ocorreu a partir do momento em que Marcelo Oliveira assumiu a equipe, em janeiro de 2013. Assim, participou ativamente da conquista do Campeonato Brasileiro. Continuou como protagonista em 2014, conquistando o Campeonato Mineiro e o bi nacional.

A força na marcação e, principalmente, a qualidade na saída de bola, além dos arremates de média e longa distância, chamaram a atenção do Real Madrid, que pagou, em janeiro de 2015, 14 milhões de euros (cerca de R$ 40,6 milhões à época), com o Cruzeiro ficando com a metade do valor, apesar de deter apenas 30% dos direitos.

No clube merengue, porém, ele não obteve o mesmo sucesso e acabou emprestado, ainda em 2015, ao Olympique de Marselha-FRA. Voltou à capital espanhola no ano seguinte e em fevereiro de 2017 retornou à Toca da Raposa II em busca dos melhores momentos da carreira.

Alternou titularidade com reserva na temporada passada, bem como no começo desta. Mas, desde o jogo com o Universidad de Chile, em Santiago, em 19 de abril, entrou no time para não sair mais, à exceção do jogo com o Internacional, em Porto Alegre, quando o técnico Mano Menezes escalou reservas.

Ele próprio dizia que precisava de uma sequência de jogos para reencontrar o bom futebol. Parece que tinha razão e agora precisará da anuência do Real Madrid para continuar no clube em que se sente mais à vontade. O contrato com os merengues vai até o fim de 2021.

MARATONA

Como os demais jogadores, Lucas Silva teve segunda e terça-feira de folga. Na manhã desta quarta-feira retornou aos trabalhos, iniciando os preparativos para a partida contra o Sport, domingo, às 11h, no Mineirão, pela quinta rodada do Brasileiro.

A folga foi muito comemorada por todos, pois deve ser a última até a parada para a Copa do Mundo. Até 13 de junho, estão programados nada menos que 10 jogos, ou um a cada três dias, incluindo também Copa do Brasil e Libertadores.

NÚMEROS

141

jogos tem Lucas Silva pelo Cruzeiro

5

gols marcados

11

jogos em 2018

9

como titular

Superesportes