João Menezes derruba favorito, em estreia na Itália


Tenista uberabense saiu vitorioso tanto na chave de simples, quanto na de duplas, em partidas realizadas nesta terça (4)

O jovem tenista do Triângulo Mineiro, João Menezes, de 24 anos, começou nesta terça-feira (4) o seu giro de torneios pela Europa. Na cidade de Biella, na região do Piemonte, no norte da Itália, o brasileiro começou a disputa em um torneio Challenger da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), com premiação de 44.820 euros. Na cotação atual, 292.540 reais. O torneio é realizado em piso de saibro, como acontece com a maioria das competições nesta época da temporada, visando a disputa do Grand Slam de Roland Garros, em Paris, na França, que tem inicio da chave principal programado para o próximo dia 30 de maio.

O número 3 do Brasil e 199 do mundo, estreou na chave de simples pela manhã e enfrentou o cabeça de chave número 1 do torneio, o português Pedro Sousa, experiente tenista de 32 anos e número 113 do ranking mundial. Em uma 1 hora e 51 minutos, o representante do Brasil na Olimpíada de Tóquio, venceu o jogo por 2 sets a 0. A vitória no primeiro set veio no tie-break, parcial de 6/7 (3/7) em set que durou 1 hora e 9 minutos. No segundo set, em 42 minutos, João venceu por 6/4 e fechou o jogo vencendo por 2 a 0. No primeiro set foram nada menos que 6 quebras de saque, sendo 3 para cada lado. No segundo set, o mineiro quebrou o 5º serviço do português e sacou para a vitória no ponto seguinte. Foi a primeira vez que os tenistas se enfrentaram.

Imagem da Internet

O próximo adversário de João Menezes será o sérvio Hamad Medjedovic, de apenas 17 anos e número 775 do mundo. O jovem eliminou na primeira rodada o experiente belga, de 33 anos, Ruben Bemelmans, número 198 do ranking. A partida acontecerá nesta quarta-feira (5), não antes das 11 horas da manhã (horário de Brasília). João Menezes e Hamad Medjedovic se enfrentarão pela primeira vez. O outro representante do Brasil no Challenger de Biella, Felipe Meligeni, foi eliminado nesta terça-feira (4) pelo chinês Zhizhen Zhang perdendo de virada por 2 sets a 1. Parciais de 4/6, 6/4 e 6/4 em 2 horas e 11 minutos de jogo. Felipe é o número 4 do Brasil no ranking da ATP.

 

Duplas

 

O dia foi vitorioso para o ex-atleta do Praia Clube, de Uberlândia. Após a categórica vitória no torneio de simples, João Menezes entrou em quadra ao lado do belga, Kimmer Coppejans, 27 anos, número 177 do ranking de simples. Coppejans esteve em Uberlândia em 2019, para disputa da Copa Davis no confronto entre Brasil e Bélgica, e jogou no Ginásio Sabiazinho. Nesta terça-feira (4), na Itália, atuando ao lado do brasieliro, a dupla venceu por 2 sets a 0, com um duplo 2/6, em apenas 56 minutos de jogo e eliminou a parceria formada por Ruben Bemelmans e o francês Alexandre Muller, de 24 anos, e 202 no ranking de simples. A dupla vencedora quebrou o saque adversário 4 vezes.

Nas quartas de final, João e Kimmer enfrentarão a dupla cabeça de chave número 4 do torneio, formada pelos franceses Sadio Doumbia, 30 anos e número 442, e Fabien Reboul, 25 anos e 693 do ranking. A partida está programada para esta quarta-feira (5), não antes das 5 horas da manhã no horário de Brasília. No ranking de duplas da ATP, João Menezes é número 10 do Brasil e 267 mundial. Nas oitavas de final, Doumbia e Reboul eliminaram a parceria formada pelo italiano Marco Bortolotti e colombiano Cristian Rodriguez. Em jogo que teve duração de 2 horas e 1 minuto, os franceses venceram por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7/5), 6/7 (3/7) e 10/2 no tie-break.