Médico explica cauterização no coração de Renan Oliveira


O Diretor Médico do América, Dr. Cimar Eustáquio, explicou após o jogo contra o Ceará, na Arena Independência, a situação do meia Renan Oliveira. O jogador passou por um procedimento cirúrgico para corrigir uma arritmia cardíaca e já está treinando normalmente desde a última segunda-feira.

Renan Oliveira, agora, está entregue ao departamento físico, para compensar os dias de pré-temporada que perdeu em relação aos companheiros de equipe. Porém, de acordo com médico, ele está totalmente liberado para qualquer atividade física.

“Identificamos, durante os exames de pré-temporada, no teste ergométrico, que ele apresentou uma pequena arritmia cardíaca e isso preocupou o departamento médico do América. Ele foi submetido a vários outros exames e se chegou à conclusão que ele tinha um foco de arritmia acima do ponto em que o coração bate normalmente – chamado de supraventricular. Analisamos a situação, depois de um estudo bem prolongado, foi indicada uma cirurgia que é uma cauterização nesse local. Através de um cateter, via cardíaca, chega até o ponto e estimula fazendo a cauterização. Isso foi feito com sucesso absoluto. O Renan está totalmente liberado do departamento médico. Está na fase de preparação normal, à disposição da parte física e acreditamos que será um jogador sem nenhum problema de agora em diante”, apontou.

Dr. Cimar Eustáquio esclareceu ainda que não há nenhuma restrição física ao atleta. Os treinos seguirão as diretrizes do Departamento Físico.

“O atleta não terá nenhum problema e retomará sua carreira, como já o fez, treinando normalmente. Esses focos, chamados supraventriculares, podem acontecer e uma pequena cauterização no local resolve. Ele está muito bem, treinando normalmente e à disposição do departamento físico e técnico”, concluiu o Diretor Médico.

América Minas Gerais