Pesquisa indica que Atlético e Cruzeiro estão entre os que menos usaram a base desde 2015


(Imagem: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético e Bruno Haddad/Cruzeiro)

Um levantamento feito pela PLURI Consultoria aponta que Atlético e Cruzeiro estão entre os clubes grandes que menos ofereceram oportunidades aos atletas formados na base nos últimos cinco anos.

De acordo com o estudo, o Galo é o 15º colocado, entre os 22 times pesquisados, com os pratas da casa atuando em apenas 14% dos minutos disputados pela equipe entre 2015 e 2019.

Já a Raposa deu ainda menos espaço para as jovens promessas. O clube estrelado aparece na 18ª posição, com os jovens formados no clube participando em 12,6% dos minutos em que o time principal esteve em campo

Entre as 12 instituições consideradas grandes no país, o Palmeiras tem o pior desempenho. O clube paulista é o 20º, oferecendo aos garotos da base 6,3% dos minutos jogados.

O líder do ranking é o Santos, com 39,6% de minutos, seguido por Athletico-PR (33,8%) e Fluminense (29,4%).

Ranking base

Detalhes

O levantamento também detalha as posições em que os jovens tiveram mais oportunidades e os anos em que os pratas da casa tiveram mais chances.

No caso do Atlético, os defensores foram responsáveis por 59% dos minutos em campo dos atletas formados na base. Neste período, o Alvinegro revelou nomes como Gabriel – que retornou ao time nesta temporada -, Jemerson e Bremer, que foram negociados com Mônaco-FRA e Torino-ITA respectivamente.

Em seguida aparecem os meias (20%), atacantes (12%) e goleiros (9%).

O ano em que os garotos tiveram mais espaço foi 2017, quando estes jogaram 20,2% dos minutos da equipe na temporada.

Em compensação, em 2018 esse número caiu para 8,6% sendo o ano em que o clube deu menos oportunidade aos jovens nos últimos cinco anos.

Pesquisa base atlético

Cruzeiro

Na Raposa, os meias foram predominantes entre os jovens que atuaram mais nos últimos anos, com 52% do total de minutos da equipe celeste em campo.

Entre os meias que surgiram nesta época estão Alisson, Élber, Lucas Silva e Éderson, que se destacaram com a camisa celeste.

Em seguida, aparecem os defensores (26%), goleiros (17%) e atacantes (5%).

Pesquisa base Cruzeiro

Hoje em Dia