ANVISA aumenta alerta para casos suspeitos de coronavírus no Brasil


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aumentou o nível de alerta para a identificação de casos suspeitos de coronavírus nos portos e aeroportos do país. Agora, os passageiros receberão uma orientação sonora sobre o que fazer caso apresente sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar.

A ANVISA também informou que está monitorando a circulação de pessoas nos principais portos, aeroportos e regiões de fronteira do país. Aeronaves e navios vindos da China receberão atenção redobrada das autoridades.

De acordo com a Vigilância Sanitária, hoje são mais de quinhentos servidores em todo o país já orientados sobre como agir em casos suspeitos. Os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo, são os principais alvos da ação.

“É importante tranquilizar porque é uma ação realizada pela ANVISA há anos, com ebola, com H1N1, gripe aviária. São todos sinais e sintomas parecidos, e que a gente trata um caso como sendo já um caso a ter um olhar específico da vigilância, por isso nossa tranquilidade em agir como estamos agindo”, afirmou o gerente da Agência, Marcus Miranda.

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Niterói descartaram a suspeita de coronavírus em um chinês de 38 anos, que está internado desde a última sexta-feira (24). O caso foi notificado à Vigilância Sanitária já que o paciente chegou de viagem da China e apresentava alguns dos sintomas.

SBT