Cadastramento Escolar para o ensino fundamental encerra nesta sexta, 12


Procedimento é essencial para garantir vaga em escola pública próxima da residência (Imagem: Prefeitura de Uberlândia)

O Cadastramento Escolar do Estado deve ser feito até sexta-feira, 12. Alunos que desejam ingressar no ensino fundamental na rede pública precisam realizar o processo dentro do prazo, que não será prorrogado. A inscrição é fundamental para garantir uma vaga em escola pública próxima da residência e é essencial para o diagnóstico da demanda do ensino fundamental na cidade.

“Mesmo sendo um processo conduzido pelo Estado, ele é fundamental para nós. É a partir desse cadastro que conseguimos saber quantos alunos devemos atender no próximo ano. Com isso, o poder público pode preparar as redes municipal e estadual para recebê-los”, orientou a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo.

Devem ser inscritas crianças com 6 anos completos ou que vão completar até 30 de março de 2020, interessados em cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental e candidatos a vagas nos demais anos do ensino fundamental, vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares. Também devem se inscrever pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades.

A Secretaria Municipal de Educação destaca, ainda, que alunos cursando o 2º período da Educação Infantil, mesmo aqueles matriculados em escolas municipais que oferecem o ensino fundamental, devem realizar o Cadastro Escolar. A Secretaria Municipal de Educação publicará, posteriormente, em documento específico, como ocorrerá o período de matrícula na rede pública de ensino.

Como se cadastrar

O procedimento é feito exclusivamente pela internet. Quem não tem acesso, é possível recorrer às Escolas Municipais mais próximas. Não deverá inscrever-se no Cadastro Escolar o aluno já matriculado no Ensino Fundamental na rede pública de ensino.

O cadastro deve ser feito pela mãe, pai ou responsável legal que seja maior de 18 anos. Quem for maior de 18 anos, pode fazer a própria inscrição. É necessário apresentar cópia e original de certidão de nascimento ou carteira de identidade do candidato; comprovante de endereço, preferencialmente conta de energia recente; comprovante de escolaridade.

Prefeitura de Uberlândia