Centro Especializado em Reabilitação de Uberlândia é referência no estado de Minas Gerais

Augusto Ikeda

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Augusto Ikeda

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Nesta semana, foi celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2017. Dados estimam que existam cerca de 48 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência nos 27 municípios da região da Superintendência Regional de Saúde.

Um local que a pessoa com deficiência pode procurar para conseguir qualquer tipo de auxílio é o Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Uberlândia, que é considerado uma referência não apenas na região, mas também em todo o estado de Minas Gerais. O local recebeu a visita de um representante da Secretaria Estadual de Saúde nesta semana.

“A região aqui possui uma cobertura muito boa, nós temos 24 pontos de atenção da rede nessa região do triângulo norte. E eles têm todo um trabalho de referência para os serviços”, explicou David Mello de Jesus, coordenador de Atenção à Saúde do Deficiente.

O paratleta Rafael Vanzolin, que pratica halterofilismo, é uma das pessoas que freqüenta o CER, e garante que o atendimento do local é de boa qualidade.“Como sou atleta paralímpico, a gente tem muita lesão. O tratamento aqui ajuda bastante”, disse.

Outros tipos de ajuda

O aposentado Carlos Bispo sofreu um Acidente Vascular Cerebral há 9 anos, que comprometeu parte dos movimentos do lado direito de seu corpo. Seu caso não é dos mais graves, mas ele enfrenta dificuldades para conseguir se locomover pela cidade.

Para isso, ele decidiu comprar uma moto, que está em fase final de adaptação, que irá respeitar suas necessidades. “A primeira coisa é a gente ver a deficiência da pessoa, aí a gente começa a projetar alguma coisa. A gente não faz nada sem olhar a pessoa primeiro”, explicou Marcos, mais conhecido como “Marquinho”, mecânico responsável pela adaptação.

Informações no local: Vinícius Lemos

LEIA TAMBÉM!