Comandante do Corpo de Bombeiros pede ajuda para a construção do centro de treinamento


A visita do Tenente-coronel BM, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), Leonardo Teixeira Leão, durante a oitava reunião ordinária, realizada ontem, 11 de fevereiro, teve como objetivo principal a apresentação do projeto do Centro de Treinamento (Pelotão Oeste), de suma importância para o Município de Uberlândia. Com o crescimento acelerado da cidade, a demanda pelos serviços prestados pelos bombeiros aumenta apesar das desigualdades, por exemplo, entre a zona leste e oeste.

O comandante afirma que a região oeste, além de mais distante para atendimento, é mais carente que a zona leste da cidade. Por isso, eles precisam estar estrategicamente posicionados para quando houver uma ocorrência atender o sinistro com presteza em tempo hábil. Ele conta que hoje os postos de atendimento estão todos localizados praticamente na zona leste da cidade, que apenas um pelotão está instalado, de forma precária, próximo ao Terminal Planalto.

“Pretendemos instalar o Pelotão Oeste e Centro de Treinamento em uma área de quase 100mil metros2. Uma área abandonada onde está instalado de forma bem precária um pelotão. A construção deve abranger um perímetro de 1,2mil metros2. A nossa prioridade hoje é a segurança. A nossa intenção é retomar o projeto original para nos aproximarmos ainda mais da população. Melhorar o nosso atendimento em um espaço apropriado, tanto para treinamentos quanto para a prática de projetos sociais”, conta.

De acordo com ele, a demanda é grande e não para de crescer. O centro de treinamento será o local ideal e específico para atender todas as atuais necessidades do pelotão. O comandante diz que para ampliar os atendimentos precisa de um local específico para treinamento, base da agilidade com que devem suprir todas as demandas que são muitas. Ele confessa que a parte prática hoje é deficitária, que precisa de um local profissional para melhor atender a população, principalmente no módulo incêndio.

“Contamos com parcerias porque não temos condições de arcar com todos os custos sozinhos. É um projeto caro, não temos recursos. O centro de treinamento deve ser um local apropriado para a formação de futuros bombeiros, o que deve facilitar e muito o nosso dia a dia. A nossa prioridade hoje é a infraestrutura e a construção do módulo de combate a incêndio. Esse projeto é muito importante para o corpo de bombeiros e para a cidade. Queremos alcançar cada vez mais a nossa população”, acrescenta.

Leonardo Teixeira Leão explica que o trabalho da corporação é atualmente um pouco acanhado, realizado em pequenos espaços, um dos motivos para investirem em uma área melhor. Ele lembra que só conseguiram no ano passado a área atual com o apoio da Câmara Municipal de Uberlândia. Por fim, diz precisar do apoio e da ajuda de todos a fim de conseguirem os recursos necessários para a instalação do centro de treinamento, o que muito ajudará a fortalecer o trabalho dos bombeiros.

“Tenho certeza que será um ganho enorme, um ganho tremendo para todos”, finaliza.