Fiéis realizam missa especial e procissão em celebração ao Corpus Christi em Uberlândia


O bispo da Diocese de Uberlândia pregou no culto especial em celebração ao Corpus Christi na Catedral Santa Teresinha. (Imagem: Carlos Vilela/ V9 Vitoriosa)

Nesta quinta-feira, 20, as igrejas católicas brasileiras celebram o Corpus Christi. A data vai além de um feriado para os religiosos, é uma festa para comemorarem o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Na Catedral Santa Teresinha o bispo da Diocese de Uberlândia, Dom Paulo Francisco Machado, foi o responsável por celebrar uma missa especial para os devotos. Logo após a cerimônia, os fiéis fizeram uma procissão no Centro da cidade em comemoração a data.

Essa festa tradicional do catolicismo acontece anualmente 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Apesar da data ser considerada feriado em várias cidades, o Governo Federal classificou o Corpus Christi como ponto facultativo.

Em muitas cidades as ruas foram enfeitadas com tapetes para a passagem da marcha solene que é feita pelo bispo ou pároco e acompanhada pelos fiéis. A Comunidade São Judas Tadeu, no Bairro Roosevelt, em Uberlândia, foi uma das igrejas que manteve a tradição de enfeitar a rua onde a procissão passará. “Enfeitamos a rua para manifestar todo o nosso amor a Cristo e dizer a ele o quanto ele é especial para nossa vida e missão nesse mundo”, explica o padre Olimar, da paróquia São Judas Tadeu.

Em Uberlândia, a missa na Catedral Santa Teresinha começou às 15h e aproximadamente às 16h os religiosos começaram a marcha na Rua Duque de Caixas, em frente a igreja e a Praça Tubal Vilela.