Forte chuva causa alagamento em Uberlândia


(Imagem: Adriano Moura/V9 Vitoriosa)

Na tarde desta quarta-feira, 6, uma forte chuva foi registrada em alguns bairros de Uberlândia. O temporal deixou pessoas ilhadas e alagou comércios. Os primeiros relatos foram no Santa Luzia e Pampulha, zona sul de Uberlândia.

Populares informaram ao V9 que a chuva já atrapalhou o trânsito e imóveis da cidade. A vendedora de uma loja de materiais para construção, que preferiu não se identificar, afirmou que nunca viu um temporal tão forte como esse. Ela contou que a água chegou até o balcão na empresa dela, algo que nunca tinha acontecido antes.

O climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Rildo Costa, afirma que a previsão é de que o tempo fechado com chuva forte permaneça até o fim do mês de março na cidade e região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos até domingo, 10, a previsão é de muita chuva e termômetros entre 16°C e 32°C.

Perigo

Apesar do clima agradar a população que sofria com o calor, também é um período marcado pelo aumento de acidentes em casa e no trânsito. O Sargento Dhiego Costa, do Corpo de Bombeiros (CB) de Uberlândia, alertou que as pessoas precisam ter uma atenção maior nesse período, principalmente durante as chuvas intensas. Para prevenir problemas, ele lembra a importância de permanecer em casa durante o temporal e seguir recomendações de segurança. “Desliguem os aparelhos elétricos das tomadas, fiquem longe das janelas e só usem o telefone em caso de emergência. Também não retirem as roupas do varal de arame durante as chuvas fortes, pois ele pode atrair descargas elétricas”, explicou.

Para as pessoas que já estiverem fora de casa durante as chuvas, o sargento indica que os lugares já conhecidos por alagamentos sejam evitados, como as Avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos. “Se a pessoa estiver de carro é recomendado sempre manter a velocidade moderada porque as poças d’água podem ocultar buracos e crateras. Dirija em primeira marcha, longe do carro da frente e evite locais baixos. Permaneça no carro e, se estiver a pé, procure um abrigo seguro para aguardar passar a chuva”, afirmou. Ele alertou também sobre o perigo de ficar próximo a lugares abertos e estruturas metálicas, como linhas de telefone, cercas e campos de futebol, que podem atrair descargas elétricas.

O indicado é que as pessoas sempre façam uma limpeza e inspeção preventiva em casa antes do período chuvoso para não terem nenhum problema durante as tempestades. “Realize a limpeza dos telhados, desobstrua as calhas, mantenha limpo os ralos e esgotos, retire os entulhos dos quintais, dos becos e não jogue lixo na rua. Se tiver árvore em casa ou na porta com risco de queda, providencie a poda ou corte. Verifique também os muros que estão ao redor da residência, se as paredes estão confiáveis”, orientou Sargento Costa.