Helicóptero que levava coração para transplante bate em poste acende necessidade de heliponto nos hospitais


Na tarde desta segunda-feira, 09, um helicóptero da Polícia Militar atingiu um poste de iluminação no estacionamento do Hospital Pirajussara, em Embu das Artes, na Grande São Paulo. A aeronave transportava um coração para transplante, quando, ao tentar pousar, as pás da hélice colidiram no poste.

Duas pessoas que estavam próximas ficaram levemente feridas ao serem atingidas por fragmentos e foram atendidas no próprio hospital. O coração não foi prejudicado e chegou ao destino sem prejuízo ao receptor.

De acordo com a PM, medidas administrativas foram adotadas sobre o caso.

O comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, tenente-coronel Anderson Passos se manifestou a respeito deste acidente. Como a corporação conta com o Helicóptero Arcanjo 06 nas operações de resgate e salvamento, entre outras, ele ressalta a dificuldade em pousar em hospitais que não possuem heliponto.

“São situações que preocupam bastante. Todos ficam em risco de acidente. Este acidente faz reacender nosso pedido para que sejam construídos helipontos nos locais recorrentes pelo menos. O ideal é que, com o passar do tempo, sejam constituídos helipontos nos hospitais das cidades da nossa região”, disse.

Ainda de acordo com Passos, o corpo de bombeiros militar de Minas Gerais é único do Brasil que ainda não teve acidente com seus helicópteros e é preciso manter esta performance. “Todos nós somos candidatos a esse tipo de transporte aéreo de emergência”, afirma.

Confira o vídeo do momento em que as pás da hélice batem no poste. O vídeo foi feito por um cidadão que registrava a chegada da aeronave.