Incêndio de grandes proporções consome 2km de vegetação e plantações de café e coco da Bahia


Incêndio de grandes proporções na mg 223 próximo ao km 126 – Foto: Corpo de Bombeiros Araguari / Divulgação

O Corpo de Bombeiros de Araguari teve trabalho para conter um incêndio de grandes na zona rural da cidade, às margens da MG-223, na tarde desta sexta-feira, 29. As chamas atingiram diversos materiais, grãos, plantações, maquinários agrícolas e vegetação de fazendas.

Ao todo foram queimados 2km (km 126 ao 128) de extensão da vegetação típica do local – cerrado.

Trânsito foi interditado devido à fumaça – Foto: Divulgação Bombeiros

O trânsito precisou ser interditado por cerca de duas horas naquele trecho devido à pouca visibilidade para os motoristas, o que poderia provocar algum acidente. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Fazendas tiveram grandes prejuízos com a perda de plantações e maquinários. Em uma propriedade foram queimados 3 mil pés de cocos da Bahia. Em outra o fogo atingiu 40 mil pés de café com florada para a safra e 65 mil metros de sistema de gotejo.

Numa terceira fazenda o prejuízo também foi grande – o incêndio atingiu 250 hectares de pasto e área de plantio, uma bombona de mil litros de óleo diesel, uma máquina de silo, um silo bolsa com 10 mil sacos de milho, um trator, uma colheitadeira de milho, um barracão de ferramentas, o baú de um caminhão e uma máquina sub solador.

Por fim, duas outras propriedades tiveram áreas de plantio atingidas – 10 hectares em uma e 20 hectares na outra.

Ao todo, o Corpo de Bombeiros contabilizou danos em 280 hectares de pasto e área de plantio. Foram várias horas de trabalho na contenção das chamas. Vinte fazendeiros e funcionários ajudaram usando seus maquinários para fazer o acero. Uma delas pegou fogo, que foi contido pelos bombeiros. Um caminhão-pipa também foi utilizado.