Ipem-MG orienta população sobre revisão com pneus dos veículos

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Motorista deve realizar uma revisão nos pneus, além de atestar que o equipamento conta com o selo do Inmetro.

Por conta das férias de janeiro, muitas pessoas aproveitam o período para viajar com seus veículos. Por esse motivo é essencial realizar uma revisão em vários itens do automóvel antes de pegar a estrada, o que inclui analisar a qualidade e vida útil dos pneus. Um dos itens a se verificar é o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros.

Muitas pessoas não sabem, mas nos pneus novos e nos reformados (recapados, recauchutados e remoldados), o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é obrigatório. Como o caso envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo, a recomendação é que o consumidor observe atentamente a existência do selo no produto no momento da aquisição.

O diretor da Qualidade de Bens e Produtos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Geovane Mendes de Miranda, explica que, para receber a marca do Inmetro, tanto os pneus novos quanto os que foram reformados, precisam ser submetidos ao ensaio de velocidade sobre carga, que testa sua resistência. Durante o teste, o pneu não pode apresentar deformações.

Ainda segundo Geovane, a certificação do Inmetro está localizada na lateral dos pneus, parte conhecida como flanco. “É fundamental que o consumidor certifique a presença do selo no momento da compra e exija a nota fiscal, pois o documento é a única garantia no caso da reclamação de algum direito, troca ou manutenção”, recomenda.

Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o selo do Inmetro, a orientação é que ele não adquira o produto e registre o fato na Ouvidoria do Ipem-MG. O relato pode ser realizado pelo Fale Conosco, por meio do endereço eletrônico [email protected] ou no telefone 08000 335 335.

Agência Minas

LEIA TAMBÉM!