Justiça proíbe, por força de liminar funcionamento, dos bancos nesta sexta-feira, 12


Brasília, DF, Brasil: Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na noite desta quinta-feira, 11, por volta de 21h, a Justiça Federal concedeu liminar que proíbe o funcionamento de bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários em Uberlândia nesta sexta-feira, 12 de Junho.

Nossa equipe já havia informado sobre uma recomendação do Ministério Público a este respeito na nossa programação e que, inclusive, uma denúncia de pessoas ligadas à Caixa Econômica indicava que as agências funcionariam normalmente neste feriado antecipado de Nossa Senhora da Abadia.

Agora, a decisão assinada em esquema de plantão pela juíza Fernanda Martinez, foi direcionada à Caixa e à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e determina multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento. Conforme o documento, as agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários não poderão funcionar em nenhum horário.

Uma preocupação da população é quanto aos boletos e contas com data de vencimento neste dia 12. A determinação permite que eles poderão ser pagos na segunda-feira, sem juros ou multas.

Esta sexta-feira não seria considerada feriado municipal, porém, por força de um decreto do Prefeito Odelmo Leão, o feriado de Nossa Senhora da Abadia, estabelecido para o dia 15 de agosto, foi antecipado para prolongar o feriado de Corpus Christi e estimular o isolamento social em quatro dias.

A ação direcionada aos bancos foi movida pelo promotor Fernando Martins, do Ministério Público Estadual e pelo procurador Cléber Eustáquio Neves, do Ministério Público Federal. Para eles, não há motivos para que os bancos fossem excluídos das medidas restritivas e a justiça entende que os eles não terão perdas financeiras com apenas um dia de expediente suspenso.

Lembrando que por causa do pagamento do auxílio emergencial, a caixa vai abrir  três agências neste sábado, 13.